19/04/16

Biblioteca da UFC recebe doações para projeto de compartilhamento de livros

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, no dia 4 de abril, o projeto Livros Livres. A iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura por meio do compartilhamento de livros sem maiores burocracias, através de um sistema de doação e empréstimo que não requer cadastro, não exige prazos nem impõe multas.

A ideia do Livros Livres é criar mais um espaço de cultura e lazer na Universidade. A primeira etapa para a realização do projeto é a arrecadação de livros - de quaisquer gêneros -, que podem ser entregues na Biblioteca de Ciências e Tecnologia (BCT) do Campus do Pici. Os planos são para que, posteriormente, a iniciativa se expanda para as outras bibliotecas da UFC.

A proposta surge em consonância com iniciativas semelhantes que já tomaram forma em algumas cidades do País, como Rio de Janeiro e Fortaleza, e implataram um sistema de livre compartilhamento de livros, onde as pessoas podem pegar uma obra e devolvê-la depois ou deixar outra. Desse modo, publicações que estariam apenas acumuladas nas casas passariam a circular e conquistar novos leitores.

Para Islânia Moura, diretora da Biblioteca de de Ciências e Tecnologia do Pici, o modelo, justamente por ser colaborativo, depende bastante da participação dos alunos e demais interessados. "Vamos precisar que as pessoas compartilhem. Vamos montar um acervo inicial e esperar que as pessoas contribuam, já que é um acervo rotativo", explica a servidora e uma das idealizadoras do projeto.

A ideia de implantar o Livros Livres na Universidade surgiu entre os próprios bibliotecários, de acordo com Islânia, e neste ano foi colocada no plano de trabalho. As doações já estão sendo recebidas desde o dia 4, mas a fase de empréstimos ainda não foi iniciada. A previsão é de que o projeto esteja em pleno funcionamento no início de maio.

Doação de livros - Projeto Livros Livres
Segunda a sexta | 07h30 às 21h
Sábado | 08h às 12h
Biblioteca de Ciências e Tecnologia - BCT (UFC Campus do Pici)