08/09/23

Atriz Ana Luiza Rios é premiada por Mais Pesado é o Céu

A atriz Ana Luiza Rios, premiada pela atuação no filme Mais Pesado É o Céu, fala sobre sua protagonista e o lugar de destaque do cinema cearense no circuito nacional (Foto: Divulgação/ColetivoCritico)

Ouça "Atriz Ana Luiza Rios é premiada por Mais Pesado é o Céu" no Spreaker.

Mais Pesado É o Céu, longa-metragem do cineasta cearense Petrus Cariry, estreou, na última edição do Festival de Cinema de Gramado, com quatro prêmios: direção, fotografia, montagem e Prêmio Especial do Júri.

O prêmio especial evidencia a “inteireza e força” da atuação de Ana Luiza Rios.

A atriz dá vida e poesia à personagem Tereza, uma migrante sertaneja que, ao lado do marido, adota uma criança deixada na estrada.

Para Ana Luiza Rios, beleza, força e coragem se cruzam no filme de Petrus Cariry. Ela comenta a visibilidade que o prêmio, em um dos festivais mais importantes do País, dá à grandeza da produção:

"É sempre muito gratificante ter o trabalho reconhecido. É toda uma jornada realmente assim... Então, poder estar com um trabalho que circula nesse circuito nacional é importante pra gente ter essa possibilidade de visibilidade, de reconhecimento. O Mais Pesado é o Céu é um filme muito bonito, muito forte, importante. É um reconhecimento do filme também, é o começo de uma trajetória de visibilidade para o trabalho em si." 

Na linha de frente de um Brasil feminino, Tereza abre caminhos pela inteireza de ser, compõe a atriz.

"Personagem muito sólida, grande, bonita. É uma mulher que apesar de ser jovem já tem muitas marcas, já tem muitas feridas ali abertas. Foi bem forte todo o processo pra compor. Pra mim o olhar da Teresa é muito importante, essa mulher que precisa estar sempre olhando pra frente, mas ao mesmo tempo ela mal consegue abrir os olhos tanto por uma condição mesmo ali do sertão, do sol forte, como pela própria condição dela, emocional, a condição em que ela está submetida socialmente recebendo as violências e as opressões mais diretas. Ser uma personagem que sofre essas opressões que nós corpos femininos sabemos bem, mas que, apesar disso tudo, é uma personagem que não desiste...ela continua caminhando. Pra mim o olhar e o caminhar, essas duas ações poéticas e dramáticas, esses dois gestos da Tereza são muito importantes pra construir essa personagem."

Ana Luiza Rios tem formação em Artes Cênicas e é pesquisadora nas áreas de teatro e literatura.

Há vinte anos, a atriz faz parte do grupo de Teatro Máquina.

No cinema, além de Petrus Cariry, ela trabalhou com diretores como Guto Parente, Pedro Diógenes e Sara Benvenuto.

Para a atriz, um percurso por caminhos da reinvenção:

"Eu sinto que eu faço parte dessa geração que está inserida também nessa efervescência, de repensar o cinema, o nosso cinema. É importante eu acho se afirmar como o cinema cearense, mas também se afirmar nesse lugar maior, maior no sentido de mais amplo, de mais diverso mesmo de ser cinema brasileiro. O que a gente faz aqui é cinema nacional também." 

Depois da estréia em Gramado, Mais Pesado É o Céu será exibido, no próximo dia 8 deste mês, no Festival Maranhão na Tela.

Ele deve ser lançado, nos cinemas nacionais, em fevereiro de 2024.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*