26/04/23

Abertura dos Encontros Literários Moreira Campos

Homenagem ao escritor cearense Carlos Emílio Corrêa Lima abre a programação deste ano dos Encontros Literários Moreira Campos (Foto: Divulgação)

Ouça "UFC abre hoje edição 2023 dos Encontros Literários Moreira Campos" no Spreaker.

Os Encontros Literários Moreira Campos iniciam, hoje (26), a programação de 2023, com uma homenagem ao escritor cearense Carlos Emílio Corrêa Lima. “O escritor que explodiu a província” é o tema de uma conversa que revive o inquieto autor de romances, ensaios e poesias. Carlos Emílio Corrêa Lima morreu em abril de 2022, aos sessenta e seis anos.

O professor Marcelo Magalhães, coordenador dos Encontros Literários, retrata a memória do autor de O Romance que Explodiu:

"O Carlos Emílio foi esse escritor que também atuou como agitador, militante cultural,  não apenas em Fortaleza. Foi ele um dos fundadores do cep 20 mil, do Centro de Experimentação Poética, lá no Rio de Janeiro. Nessa passagem pelo Rio de Janeiro, também produziu um jornal muito interessante chamado Letras e Artes".

A homenagem vai ao encontro do criador “explosivamente inventivo”:

"Foi um escritor que certo modo explodiu o que havia de convencional na prosa de ficção que ele desenvolveu de um modo muito particular, mas também foi um poeta que nos últimos anos de vida se dedicou bastante a escrita de poesia. Uma trajetória bastante inquieta e que não pode deixar de reverberar entre nós".

Para o especialista, a “inventividade radical” de Carlos Emílio causa tensão ao lugar imaginário chamado província:

"Província não seria propriamente algo que corresponda a uma geografia, mas muito mais a uma espécie de mentalidade mais pra quem um artista ousado e radical, como era o Carlos Emílio, representou incômodos".

Como agitador cultural, o escritor foi um dos criadores da revista O Saco, nos anos setenta, e das Rodas de Poesia, entre 1999 e 2000, que revelou inúmeros autores no palco do Centro Dragão do Mar. Uma inquietude que não para, entre épocas.

A homenagem a Carlos Emílio costura ainda um diálogo com outras manifestações artísticas. A cantora e compositora Mona Gadelha, por exemplo, também participa do tributo ao escritor.

As conexões com outras artes é uma das novidades da programação deste ano dos Encontros Literários Moreira Campos.  O projeto de Extensão da UFC foi criado pelo próprio Moreira Campos, um dos principais contistas brasileiros, há mais de trinta anos. O tempo tem feito novos encontros, completa o coordenador do projeto:

"Cada vez mais essa programação tem criado uma interlocução  com outras expressões artísticas como teatro, como cinema, como Slam".

A mesa-redonda “O escritor que explodiu a província: Carlos Emílio Corrêa Lima” será logo mais, as seis e meia da noite, no Auditório José Albano, na área um do Centro de Humanidades de UFC. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*