15/04/16

Coletivo A Literação realiza 1ª edição do projeto O Escritor na Universidade

Tércia Montenegro é a convidada da primeira edição do projeto (Foto: Divulgação)

Hoje (15) tem início, na Universidade Federal do Ceará (UFC), o projeto O Escritor na Universidade. A iniciativa, que é uma proposta do zine A Literação, coletivo artístico composto por alunos dos cursos de Letras, Teatro, Música e outros; acontece no Centro de Humanidades I, às 18 horas.

A ideia do evento é criar uma ponte que promova o diálogo entre escritores regionais, o corpo discente e a comunidade. Segundo a organização, o bate-papo tem caráter informal e os participantes vão discutir leituras, início de carreira, mercado editorial, processos de criação e outros temas.

Para a primeira edição, a convidada é a escritora cearense Tércia Montenegro, professora do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Entre seus principais trabalhos, estão os livros de contos Vendedor de Judas, vencedor do prêmio Funarte; Linha Férrea, obra adaptada para o teatro; e O Resto do Teu Corpo no Aquário.

O Escritor na Universidade é um projeto do coletivo A Literação. O grupo, vinculado à Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, é responsável pela publicação homônima. A revista colaborativa é veiculada no formato de zine, periódicos de baixo custo e estilo irreverente que utilizam desde colagens até poesias, dentre outros elementos, e lançou até o momento quatro edições.

Lúcio Flávio, estudante do curso de Letras e um dos organizadores do evento, afirma que os encontros têm o objetivo de desmistificar o que é a literatura. "Temos no zine uma seção dedicada a a literatura cearense, entrevistamos escritores, fazemos resenhas. Agora queremos trazer os escritores, a produção da literatura para dentro da Universidade", declara. Para ele, essa iniciativa oferece, acima de tudo, "possibilidades" aos interessados.

O encontro é aberto ao público, tem entrada gratuita e será realizado no hall de entrada do Departamento de Literatura.

Encontro O Escritor na Universidade
Hoje | 18h
Hall do Departamento de Literatura (Centro de Humanidades I - Av. da Universidade, 2683 – Benfica)