13/07/18

UFC abre inscrições para os Encontros Universitários 2018

Em Fortaleza, o evento será realizado de 24 a 26 de outubro, no Campus do Pici (Foto: Divulgação)

Estão abertas, até o dia 16 de agosto, as inscrições de resumos para a edição de 2018 dos Encontros Universitários da UFC. Em Fortaleza, o evento será realizado de 24 a 26 de outubro, no Campus do Pici.

Considerado um dos maiores e mais importantes eventos científicos do Estado, os Encontros têm como objetivo apresentar à sociedade, através de pôsteres e comunicações orais, o que foi produzido ao longo do ano, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Para este ano foram definidas doze temáticas que podem ser apresentadas no encontro, segundo explica a professora Simone da Silveira Sá, pró-reitora de Graduação da UFC.

"Nós vamos manter uma iniciativa que foi realizada pela organização dos Encontros 2017, que foi a introdução de temáticas. O aluno e o seu orientador têm a possibilidade de inscrever o seu resumo dentro de temáticas, que nesse ano são 12. Além de apresentar o trabalho, ele concorrerá a uma seleção de trabalhos que apresentará oralmente. O aluno e seu orientador podem inscrever o seu trabalho sem ser em temática, apresentando na forma oral e pôster, ou outros formatos que alguns encontros tem de apresentação também".

Os Encontros Universitários são muito importantes para os estudantes, além de congregar toda a comunidade universitária, como ressalta a pró-reitora de graduação, Simone da Silveira Sá.

"Os Encontros Universitários é (um evento) importante não só para o nosso estudante de graduação, mas para toda a comunidade acadêmica. É uma oportunidade que nós temos de congregar toda a comunidade acadêmica, de estudantes de graduação e de pós, docentes e técnico-administrativos. Porque não só os professores e estudantes se envolvem na organização, mas também os nossos técnico-administrativos se envolvem muitas vezes na apresentação de trabalhos nos Encontros Universitários. Para o nosso estudante é um momento importantíssimo, porque ele pode ter uma visão geral do que se faz tanto em trabalhos científicos, quanto em trabalhos de ensino e extensão e outros tipos de trabalho dentro da Universidade Federal do Ceará".

Nos campi do Interior, os encontros acontecem de 24 a 26 de outubro em Quixadá, nos dias 30 e 31 de outubro em Sobral, de 6 a 9 de novembro em Russas e de 21 a 23 de novembro em Crateús.

Inscrições

Os autores deverão inscrever os resumos, conforme especificações do respectivo edital, no período de 16 de julho a 16 de agosto, no site dos Encontros Universitários 2018. Após o encerramento desse prazo, os orientadores terão até o dia 27 de agosto para ajustes e homologação dos resumos. A relação de trabalhos aceitos será divulgada no dia 14 de setembro. Além do formato em PDF, este ano os editais estão disponíveis também em libras.

Todos os estudantes que atuam, como bolsistas ou não, em projetos e programas cadastrados na UFC devem participar dos Encontros Universitários.

Reportagem de Márcia Vieira para o Jornal da Universitária.

Tags:, , , , ,