28/02/20

RUFM homenageia o radialista Everardo Sobreira

Everardo, ou "besouro", como ficou conhecido na escola devido à voz grave, brincava de imitar os locutores de rádio desde criança (Foto: Marco Fukuda)

A Universitária FM vai exibir no domingo (01/03), às 14h, o programa Antologia da Música Popular Brasileira do dia 19 de maio de 2013.  Nessa edição, Everardo Sobreira trouxe as histórias por trás das músicas de Silvio Carlos, Carlos Galhardo, Orlando Silva, Francisco Alves e Lupicínio Rodrigues.

Essa é uma homenagem ao professor aposentado da UFC e radialista Everardo Sobreira que faleceu na madrugada de 25 de fevereiro. Ele comandou, até 2017, o programa Antologia da Música Popular Brasileira na Rádio Universitária FM. Everardo Sobreira construiu, ao longo dos anos, uma carreira como locutor e noticiarista na rádio AM Iracema e na televisão educativa, quando foi convidado para trabalhar na Rádio Universitária.

Em depoimento dado à jornalista Débora Medeiros, em 2008, o radialista relembrou o convite recebido para integrar a equipe da emissora em 1981. "O reitor Paulo Elpídio, quando foi instalar a Rádio Universitária, convidou a mim, ao Almir Pedreira – que era outro nome no rádio –, ao Baman Vieira e ao Fernando Rodrigues – se eu não me engano, esse era paraense. (...) E nós quatro éramos os profissionais que íamos dar uma dimensão profissional à Rádio Universitária, que era acadêmica, mas precisava ter uma feição de rádio, que nem sempre se tem".

Imagem do roteiro do programa Antologia da Música Popular Brasileira do dia 19 de maio de 2013 (Foto: Arquivo Pessoal)

Era a voz grave de Everardo Sobreira que abria e encerrava a programação da Rádio Universitária FM  nos seus primeiros anos no ar. "Na frequência de 107,5 megahertz, diretamente do polo cultural do Benfica, em fortaleza, a partir desse instante inicia sua programação para o dia de hoje, a ZYC 407 Rádio Universitária FM stereo , mantida pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura da Universidade Federal do Ceará, nossa programação de hoje. Esperamos estar desenvolvendo mais uma etapa de um projeto, estreitar os laços entre a universidade e os que habitam esse pedaço de chão nordestino, num trabalho contínuo de educação básica e desenvolvimento cultural do nosso povo", esse era o texto dito todos os dias na manhã da emissora.

Além de locutor, Everardo Sobreira também foi coordenador do núcleo de jornalismo da Rádio Universitária FM no início de sua formação. Na sua gestão, procurou estimular um processo que envolvia uma apuração independente feita pela equipe de comunicação.

Para ajudar a contar um pouco da história de Everardo Sobreira, nós vamos relembrar uma participação do radialista no programa Entrevista Especial, que foi ao ar no dia 15 de outubro de 2016. Na conversa, Everardo falou com o apresentador José Rômulo sobre o seu início no rádio e os desafios que enfrentou para exercer a profissão. O programa teve operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.

Ouça o programa completo:

Tags:, ,