21/08/19

Curso de Publicidade da UFC lança laboratório TELAS

O Laboratório TELAS irá pesquisar o trabalho mediado por plataformas digitais e refletir sobre impactos na política de redes sociais (Foto: Reprodução/Internet)

As mudanças no mundo da tecnologia e das comunicações acontecem de forma cada vez mais acelerada. Elas envolvem desde as empresas que comandam suas ações até o público e a sociedade que as utiliza. Pensando nessa temática, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou este mês o TELAS - Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Políticas e Economia da Comunicação.

O espaço visa discutir transformações recorrentes na área da comunicação e suas relações com o sistema capitalista atual, como explica a professora e coordenadora do projeto, Helena Martins:

Inicialmente o laboratório está voltado para desenvolver pesquisa sobre uma temática muito contemporânea, e acho que muito importante, que é o tema das mudanças nas comunicações. E obviamente também suas relações com as mudanças da sociedade. Hoje, pra gente ter uma ideia, as principais empresas do mundo, as mais valiosas, são todas  empresas de tecnologia, como Google, Amazon, a Apple, o Facebook, a Microsoft. E essas empresas têm se convertido, sobretudo as que atuam com redes sociais, em novas esferas públicas, e que atuam de uma forma muito particular. Então são problemáticas que são colocadas para a gente pensar e que, acho que hoje, que a universidade produza mais conhecimento sobre esse tema”.

Ainda de acordo com a professora, a ideia de criação do laboratório surgiu pela demanda que o assunto tinha em aulas, pesquisas e discussões. A partir do diálogo com alunos, o espaço foi sendo pensado e criado.

Desde o ano passado, a gente tem ministrado aulas, disciplinas de teorias da comunicação, e sempre vem muito essa problematização sobre as mudanças. O que está acontecendo com a televisão, que está perdendo audiência? Com a publicidade? Há uma publicidade cada vez mais segmentada que está cada vez mais presente e orientando as produções. Há toda uma emergência de problemáticas relacionadas vinculadas às eleições e à política, por conta das redes sociais. Então a gente vinha debatendo muito isso em sala de aula. Tinha também a ver com a minha pesquisa de doutorado, que foi sobre a mudança nas comunicações, por conta da convergência”, conta Helena.

Para o primeiro semestre, a ideia é debater essas problemáticas e finalizar com o desenvolvimento de uma pesquisa específica. A escolha será definida junto aos estudantes e participantes do grupo.

Serviço
Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Políticas e Economia da Comunicação (TELAS)
Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC - Sextas-feiras, às 9h
Aberto à comunidade acadêmica