18/06/18

Conheça o Projeto Ouvindo Letras da UFC

Os encontros já trataram sobre Tom Jobim, Elis Regina, Belchior e Luiz Gonzaga e abordam os mais diversos ritmos como a bossa nova, o samba, o chorinho e o baião (Ilustração: Rafael Nobre)

Já imaginou aprender, por exemplo, história e gêneros textuais ouvindo um pouco de Música Popular Brasileira? É exatamente isso que propõe o Projeto de Extensão Ouvindo Letras.

A MPB surgiu por volta dos anos 1960 e, hoje, ela não é apenas um estilo musical, mas faz parte da nossa história. A iniciativa do projeto foi idealizada pelo professor Nelson Costa, do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais, o Grupo Discuta.

O Projeto Ouvindo Letras surgiu inicialmente com a ideia de divulgar as pesquisas e discussões promovidas pelo grupo, durante mais de dez anos, sobre a Música Popular Brasileira.

"O objetivo do projeto é justamente fazer com que as pessoas aprendam sobre a música popular e discutam, conversem sobre a música além de ouvir propriamente. Nós sempre ouvimos as canções, discutimos as letras e também falamos um pouco sobre a história dos músicos, dos movimentos, os compositores, os cantores. O nosso objetivo é contribuir para essa formação cultural", afirma o professor Nelson Costa.

O primeiro encontro aconteceu no dia 27 de abril de 2017 e, neste ano, as reuniões acontecem semanalmente às quintas-feiras, sempre às 17h,  no Auditório José Albano, localizado no Centro de Humanidades I da UFC.

Professores da universidade também são convidados a participar do projeto, contribuindo no debate sobre determinados períodos da música brasileira. Os encontros já trataram sobre Tom Jobim, Elis Regina, Belchior e Luiz Gonzaga e abordam os mais diversos ritmos como a bossa nova, o samba, o chorinho e o baião. É o que explica o professor Nelson Costa:

"Ela percorre a história da música popular, então, o professor Gilmar Miranda apresentou o samba dos anos 30, a formação do samba, a música brasileira mais no seu início e, depois, a gente vai prosseguindo falando sobre as tradições brasileiras, falamos sobre o choro com o professor Pablo Garcia, falamos sobre o Luiz Gonzaga e mais recentemente como eu falei a bossa nova, estamos nesse período, e vamos acompanhando a história da música popular brasileira até a contemporaneidade."

O estudante de Letras da UFC Rogerio Aragão é o bolsista de extensão do projeto e é responsável pela organização dos encontros. Ele ressalta que aprender através da música se torna mais atraente e facilita o aprendizado.

"Eu passo a ter um contato mais íntimo com os gêneros textuais que a gente aborda no projeto que são as letras de músicas, as canções. Eu acho que já que o ensino da língua deve se dar também através do ensino de gêneros textuais, sobretudo gêneros textuais que se dão nas situações comunicativas do aluno normalmente, nada melhor do que trabalhar o gênero canção."

O próximo encontro vai ser no dia 21 de junho, às 17h, no Centro de Humanidades I da UFC e tem como tema Mão, violão, canção e espada – o movimento Canção de Protesto. No decorrer do ano, o projeto deve trazer o tropicalismo, a música dos anos 1970, o rock brasileiro e o hip hop. Os encontros do projeto Ouvindo Letras são gratuitos e abertos à comunidade.

Reportagem de Karoline Sousa com orientação de Carolina Areal

Tags:, , ,