26/08/19

Capacitação para coletivos periféricos de audiovisual

O curso de audiovisual Passeadiante é produzido pelo Instituto ÁguaBoa Cultural e Marrevolto Produções (Foto: Divulgação)

A democratização da produção audiovisual em Fortaleza ganhou um novo reforço com o curso Passadiante - Imagens da Decolonização. O projeto se propõe a capacitar coletivos de audiovisual periféricos da cidade. Entre os coletivos que participam das ações do curso estão o Entrepólos, Tentalize e Coletivo de Audiovisual do Titanzinho.

A coordenadora pedagógica do projeto, Rúbia Mércia, explica de que maneira o projeto procura produzir o audiovisual de maneira não-hegemônica:

"Pensar essas imagens mais como imagens próprias que a gente produz a partir de um olhar que a gente constrói para determinados assuntos, determinados temas. Para o negro  na tela, esse olhar para mulher [ainda] é muito um olhar europeu e americano. Então é como a gente consegue desconstruir tudo isso que já vem em bagagem eurocêntrica. A ideia é essa, discutir isso permanentemente dentro do curso".

Outros coletivos periféricos podem participar. São ofertadas 30 vagas. As inscrições já começaram e seguem até 04 de setembro. Elas são gratuitas e o resultado será publicado  no dia 06 de setembro.

O curso vai ocorrer entre os meses de setembro e dezembro. Com aulas práticas, rodas de conversa, cineclubes e produção, é claro, de projetos audiovisuais ao final do curso. O coordenador geral do curso, Vitor Furtado, fala sobre a importância de abrir esses espaços de capacitação para coletivos periféricos:

"Eu não vejo melhor momento para a gente colocar isso com a maior importância que é de fortalecer os coletivos, de fortalecer a rede dos coletivos de arte porque é uma moçada que tem mil e um 'corres' mas não deixa de fazer arte. E quem puder vai deixar de fazer os outros 'corres' para viver com a arte e de arte. Então é como a gente pode 'colar junto' para favorecer que isso aconteça. Nossas atenções e esforços estão concentrados em fortalecer essa rede dos coletivos periféricos que são enormes, que cresceram muito nos últimos 20, 15 anos e que agora não pode parar, não pode enfraquecer".

O Passadiante é produzido pelo Instituto ÁguaBoa Cultural e Marrevolto Produções. Além disso, o projeto foi apoiado pelo Edital de Cinema e Vídeo, de 2016, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e conta com o apoio institucional da Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes.

Reportagem de Calianne Celedônio com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira

Tags:, , ,