26/01/18

Nayra Costa: Talento e Versatilidade

Nayra Costa lançou, em 2007, o EP The Dancer e prepara para 2018 o lançamento do seu primeiro álbum autoral (Foto: Duda Rabelo)

Quem vai à Praia de Iracema encontra nesta região o verdadeiro caldeirão cultural de Fortaleza. O bairro boêmio reúne vários artistas e anônimos que escolheram viver a cidade pelas suas ruas e ondas. Apaixonada por esse lugar, a cantora Nayra Costa escolheu a Praia de Iracema como morada e como espaço de criação artística. É de lá que ela, juntamente com um coletivo de artistas locais, comanda o bloco Iracema Bode Beat que – pelo segundo ano consecutivo – alegra o pré e o carnaval de Fortaleza.

A proposta do bloco surgiu entre uma conversa e outra na casa de Nayra. “Estávamos eu, Tauí Castro, Daniel Groove e Xauí Peixoto bebendo e conversando sobre a nostalgia do carnaval. Daí o Tauí, com suas ideias mirabolantes, resolveu agregar personagens da cultura cearense para o bloco”, relembra a cantora. O Iracema Bode Beat vai sair em cortejo pelas ruas da Praia de Iracema nos dias 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro, trazendo um triângulo amoroso entre a índia Iracema, o bode Ioiô e o poeta Mário Gomes. O trajeto termina com um show de Nayra Costa e Daniel Groove na Praça Verde do Centro Dragão do Mar.

Mas, a trajetória de Nayra Costa na música começou muito antes do Iracema Bode Beat. Foi nas boates e casas de shows da região que ela ganhou destaque cantando covers de Janis Joplin, Amy Winehouse e, mais recentemente, com as Divas do Jazz, interpretando Nina Simone e Ella Fitzgerald. “Comecei a cantar cover e foi onde eu aprendi a cantar e a saber mais quem eu sou”. Nayra confessa que talvez a falta de um trabalho autoral mais forte a impediu de chegar mais longe durante sua estadia em São Paulo, mas que agora esse problema não existirá mais. Isso porque Nayra Costa irá lançar em maio deste ano seu primeiro álbum autoral, sob direção de Cláudio Mendes e participação do engenheiro de som Júlio César Pepeu e do percussionista Igor Ribeiro.

Nayra Costa participou da 1ª edição do The Voice Brasil, em 2012, chegando até a semifinal do programa (Foto: Dário Matos)

“Esse CD é uma misturada de soul, blues, jazz e reggae. É uma misturada doida. Como eu passei pelo cover, eu tive que passar por tudo. Eu contei com a colaboração de compositores maravilhosos como Daniel Groove, Caiô, David Ávila e Cláudio Mendes”, afirma Nayra. O CD começou a ser idealizado durante o Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes de 2016. A cantora teve como tutor o produtor musical Eduardo BiD, que trabalhou com Chico Science, Planet Hemp e Otto, e formou a big band Funk Como Le Gusta.

Além do lançamento do seu álbum autoral, Nayra também prepara para 2018 uma parceria especial com o grupo instrumental Black Mantra. “Nós trabalhamos juntos quando eu morei em São Paulo e fizemos releituras de funks dos anos 1970. Agora, temos seis músicas no forno preparadas para serem lançadas”, acrescenta Nayra.

Confira a entrevista* com Nayra Costa:

*Esta entrevista foi concedida nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 23 de janeiro de 2018.

O Ceará Sonoro teve produção e apresentação de Carolina Areal; operação de áudio de José Raimundo Lustosa; coordenação de Caio Mota; e direção de Nonato Lima.

Tags:, , , , ,