05/04/13

Leite de Rosa & Os Alfazemas

Grupo Leite de Rosa & Os Alfazemas.

A diversão parece não ter limites numa apresentação do Leite de Rosa & Os Alfazemas. Vestidos de forma extravagante, tocando e cantando de forma visceral, os clássicos do brega ganham vida e emoção nas interpretações dos meninos, com um repertório de músicas que todo mundo conhece pelo menos um trechinho. "A ideia é expor sentimentos, se abrir mesmo, de forma bem visceral. As pessoas estão procurando um pouco mais de honestidade na música", explica o vocalista Adriano Uchôa sobre o porquê do brega encantar e atrair tantas pessoas hoje em dia.

A banda, formada ainda por Victor Ribeiro Leitão (guitarrista), Marcelo Almeida (tecladista), Alexandre Pompeu (baixista) e João Vital (bateirista), vem levando o brega muito à sério desde 2010, quando começaram a tocar em bares do Benfica. Se bem que nem tão sério assim, já que a intenção principal era mesmo se divertir. "Não tinha interesse nenhum em ganhar dinheiro, nem fazer sucesso. Quando me convidaram, eu disse 'Só fico se for só pra diversão', afirma Adriano. E a interação do público com músicas de Odair José, Roberto Carlos e Diana mostra que os meninos estão agradando e divertindo muito o público jovem, que costuma frequentar os shows do grupo. "Tem aquelas letras que são da época dos nossos pais e avós, aquela coisa mais antiga do amor e da dor de cotovelo, que a música hoje em dia perdeu um pouco", ressalta o tecladista Marcelo.

Formada por integrantes bastante jovens, todos entre os 20 e 30 anos, a banda costuma dar uma pegada mais rock'in'roll às músicas. Mas eles garantem que não é proposital. "A entrada do rock foi sem querer, já eram músicos que gostavam de rock. Mas não houve uma intenção nesse sentido", explica o guitarrista Victor. E nem existe essa intenção na hora de fazer as releituras dos bregas mais amados do Brasil, já que, nos ensaios, não existe processo algum: é tentar se aproximar o máximo possível do que era o brega antigamente, e surgirá o som simples, sincero e extremamente envolvente do Leite de Rosa & Os Alfazemas.

Agora que já estão há quase três anos animando os fortalezenses com as canções mais clássicas do brega, a banda parte para a produção autoral, com o início das gravações do primeiro EP de forma profissional. O objetivo é que o produto final possa ser escutado em qualquer lugar, e a banda comece a alçar vôo para outras cidades. "Se não o pessoal daqui vai começar a cansar da nossa cara", ri Adriano.

Pra quem desejar conhecer essa banda que vem conquistando o público cearense, ouça a seguir a entrevista com os integrantes Adriando Uchôa, Marcelo Almeida e Victor Ribeiro, gravada nos estúdios da Universitária FM no dia 26 de março, acompanhada por canções bregas que fazem parte do repertório da banda. Os meninos falam sobre a volta do brega, porque esse estilo encanta tantas pessoas, e qual o diferencial do gênero musical para as músicas feitas hoje. Eles ainda contam os projetos de sucesso que vêm desenvolvendo na cidade.

E nesta sexta-feira (5), já tem show do Leite de Rosa & Os Alfazemas, na Festa da Bagaceira, que acontece no Acervo Imaginário, às 22h. O grupo ainda se apresenta em 27 de abril, no BNB Clube, e maio, no Floresta Bar. Quem desejar ouvir uma prévia, pode escutar uma palinha que os meninos deram nos estúdios da Universitária FM, quando tocaram Essa cidade é Uma Selva Sem Você, de Bartô Galeno.

Quem quiser curtir o som da banda em uma festinha privê, também pode contactá-los por meio dos seguintes contatos:
Facebook: facebook.com/osalfazemas
Site: leitederosaeosalfazemas.com