06/07/17

A versatilidade de Berg Menezes

Em 2016, Berg Menezes lançou Pedra, seu primeiro álbum solo (Foto: Divulgação)

Ele é cantor, compositor, produtor e empresário do próprio trabalho. "Multiuso", ele se descreve. O músico Berg Menezes é um artista que já está no cenário musical de Fortaleza há mais de dez anos e continua inovando, sempre buscando expandir sua trajetória pela capital e estado.

Antes de seguir com o projeto que carrega seu nome, Berg participou de duas outras bandas: Os Relicários e Berg e Os Coadjuvantes. Seguir com uma carreira solo é, para ele, desafiador. Berg realiza diversas atividades sozinho, que vão desde a edição de vídeos ao gerenciamento de redes sociais, mas reconhece também que o trabalho é coletivo, com a ajuda de colegas e amigos. "Você fica um pouco sobrecarregado de coisas, mas ao mesmo tempo você tem um domínio do processo inteiro", relata.

Em 2016, ele lançou seu primeiro álbum solo, Pedra. Este projeto marca um retorno mais amadurecido em comparação com seus outros trabalhos autorais, os EP's Imperfeito (2013) e Vagabundo (2014) e outras produções, como o Futuroagora (2013), álbum que lançou com Os Coadjuvantes. O trabalho foi, inclusive, abordado em entrevista que Berg concedeu à Universitária FM em 2013 e já evidenciava um artista disposto a experimentar e se reinventar. Seu novo disco passa por vários estilos musicais e diferentes épocas da vida do cantor. "O disco [Pedra] é uma extensão das coisas que eu já tinha feito, dos projetos com banda e tem músicas, inclusive, que eu já tocava há algum tempo", conta.

O músico está prestes a realizar um sonho. No dia 15 de julho, ele se apresenta no Anfiteatro do Dragão do Mar, um dos locais de Fortaleza onde ele sempre quis tocar. Nas palavras de Berg, o espaço lhe dá a oportunidade de estar num "certo patamar comparado a grandes artistas da cidade". O show celebra o aniversário de um ano do Pedra.

O trabalho do cantor e compositor está disponível para audição e download no Bandcamp, uma plataforma online voltada, principalmente, para artistas independentes. O site permite que os músicos estipulem um preço mínimo para o download do material, mas fica a critério do público pagar esse valor ou aumentar o preço. Berg disponibilizou seu álbum a partir de zero dólares. Confira a entrevista* na íntegra:

*Esta entrevista foi concedida nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 27 de junho de 2017.

A seção Ceará Sonoro teve produção e apresentação de David Nogueira, operação de áudio de José Raimundo Lustosa, orientação de Carolina Areal e Igor Vieira, coordenação de Caio Mota e direção de Nonato Lima.