05/10/18

#88 – Espelho Negro

Em setembro deste ano, o coletivo Espelho Negro lançou seu segundo single, intitulado Espelho Negro (Foto: Divulgação)

No final de 2017, Mateus Mesmo escreveu um trecho de uma música sobre segurança pública. Essa era a sua primeira experiência com o rap. Porém, ele não queria fazer isso sozinho e resolveu convidar outras pessoas para construir esse som de forma coletiva. Surgia aí, inicialmente, o Coletivo Manifesto e a música A guerra entre nós.

O coletivo de produção cultural formado por artistas de diversas áreas de atuação, como música, artes visuais, poesia e audiovisual, hoje se chama Espelho Negro. Agno Cesar, Caiô, Nego Célio, Mateus Mesmo e Fluxo Marginal produzem o som a partir da observação cotidiana da periferia e utilizando elementos do hip hop. "Para o jovem , negro, da periferia, a cultura hip hop faz você se reconhecer na música. O rap tem o papel social muito forte, de mostrar que nós não somos nossos inimigos", garante Nego Célio.

Ouça a entrevista* com o Nego Célio, Mateus Mesmo e Caiô, integrantes do Espelho Negro:

*Esta entrevista foi concedida no dia 26 de setembro de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM.

O podcast Ceará Sonoro é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção: Carolina Areal e Mariane Silva
> Aprsentação: Carolina Areal