26/10/15

Maria da Penha comenta tema da redação do ENEM no Jornal da Universitária

No último domingo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trouxe como tema da redação a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, trazendo reflexões de pesquisadores da temática.

Para falar sobre o assunto, o Jornal da Universitária conversou com o Prof. José Raimundo Araújo Carvalho, pesquisador do tema da violência doméstica, e Maria da Penha, figura que inspirou a criação da lei que protege mulheres vítimas de crimes de violência.

Os convidados avaliaram a iniciativa do MEC e apresentaram sua satisfação com a escolha do tema. "Foi uma excelente oportunidade de o governo mostrar claramente que está decidido a mudar a visão, principalmente dos jovens, em relação a violência doméstica contra mulher", afirma o professor José Raimundo Carvalho.

Maria da Penha também comentou a importância da escolha do assunto para o exame: "Eu acho que foi uma escolha muito feliz [...] Apesar da lei, nós sabemos também que é necessário uma maior conscientização".

Confira a entrevista completa a seguir: