08/07/16

Departamento de Engenharia de Teleinformática comemora 15 anos

Foto: Reprodução/Internet

Nesta sexta-feira (8), o Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) celebra, às 16 horas, os 15 anos de sua fundação, em solenidade realizada no auditório do DETI (bloco 725), no Campus do Pici.

A cerimônia desta tarde homenageia os professores que fundaram o curso. Com presença do Reitor da UFC, o Prof. Henry Campos, o evento deve contar com participação de ex-diretores do Centro de Tecnologia (CT), servidores técnico-administrativos, alunos dos cursos, o atual colegiado de professores e convidados do Departamento de Engenharia Elétrica, cujo quadro de docentes deu origem ao DETI.

Vinculado ao CT da universidade, o DETI foi criado em 2001, situando a UFC como referência em uma área ainda pouco presente nas instituições de ensino superior brasileiras. O departamento é pioneiro por oferecer, além da graduação, mestrado acadêmico e doutorado em Engenharia de Teleinformática, tendo seu Programa de Pós-Graduação criado em 2005 e avaliado com a nota máxima na última avaliação trienal do CAPES/MEC.

Atualmente, o curso de Engenharia de Teleinformática possui duas habilitações, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação. A subunidade acadêmica se destaca por suas atividades de extensão, voltadas principalmente para o processamento de informações no contexto das telecomunicações e computação, trabalhando em parceria com empresas do setor em projetos dentro da universidade.
Sobre os 15 anos de fundação do Departamento de Teleinformática da UFC, ouça a reportagem de Fátima Leite, para o Jornal da Universitária.