Anunciado para 7 de outubro, no auditório da Reitoria, o lançamento do livro UFC: Biografia de uma universidade, obra de autoria do escritor e jornalista cearense, Lira Neto.
O lançamento da obra integra o ciclo comemorativo dos 70 anos da UFC iniciado em 2024, sendo a primeira biografia brasileira que tem uma universidade como protagonista, numa narrativa que alia o rigor documental ao prazer do texto literário.
O recorte temporal do livro se inicia no fim da década de 1940, com as primeiras articulações em prol da criação da UFC e se encerra em agosto de 2023, com a posse do atual reitor da UFC, Custódio Almeida, cuja gestão não é abordada na biografia.
Lira Neto explica que além do feito histórico, a obra também busca retratar a criação da UFC como um feito coletivo: "A obra também busca retratar a criação da UFC como um feito coletivo. O livro tenta desmistificar a ideia de que a universidade é a criação de uma pessoa só. Com todos os méritos que o Martins Filho teve na história, sem ele praticamente talvez não existisse a universidade, mas se não fosse a união de forças, a união de propósitos de várias pessoas, inclusive da bancada política do Ceará na época, com representação no Congresso, a própria comunidade estudantil, porque é interessante, muitos livros sobre a Universidade Federal do Ceará ignoram o personagem fundamental, que é o estudante. E a história dos gabinetes, a história de como é que foram realizadas as atas do Conselho, e o personagem para qual a universidade foi criada, o estudante está muito ausente dessas histórias. Então, o desafio da pesquisa era buscar elementos que trouxessem e que mostrassem o protagonismo deste personagem fundamental. Os professores, sim, a cúpula administrativa, sim, mas o estudante. Aquele que estava no dia a dia na sala de aula, quem eram essas pessoas, o que significava ter uma universidade no Ceará. Então, foi todo um projeto coletivo. "
O livro UFC: Biografia de uma universidade tem selo da Editora UFC e patrocínio especial do Itaú, por meio da Lei Rouanet – de Incentivo à Cultura.
O escritor e agora biógrafo da UFC, Lira Neto, pinça do livro um fato pitoresco ocorrido por ocasião da instalação da Reitoria da Universidade pelo Reitor Martins Filho. "É interessante que a primeira sede da reitoria, eu conto isso no livro, o livro começa assim, inclusive, que quando o Martins Filho consegue, junto com toda aquela força coletiva, instalar a universidade, a reitoria era uma salinha de 20 metros quadrados na faculdade de direito. O professor tinha uma sala de 40, aí disseram, não, mas agora vai ter que ter uma sede para a reitoria. Dividem a reitoria, botam uma divisória e, naquela sala de 20 metros quadrados, o Martins Filho mandou a fixar na porta a reitoria. A Universidade do Ceará não tinha aí o federal, aí o federal é posterior. Dizem que os professores passavam em Rio, que maluquice é essa aqui, reitoria, agora tem um reitor, depois ele aluga uma casa próxima à faculdade de direito, até o momento em que ela se transfere para cá."
A tiragem inicial do livro foi de 3 mil e a distribuição será gratuita, tanto no lançamento, dia 7 de outubro no auditório da Reitoria, quanto posteriormente.
Confira a reportagem de Fátima de Leite:
Ouça "Livro biográfico da UFC será lançado nesta terça-feira." no Spreaker.