Os TAES, servidores técnico- administrativos da UFC vão ter três representantes no CEPE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade. A decisão atende a uma antiga reivindicação da categoria e foi tomada pelo CONSUNI, Conselho Universitário da UFC.
A relatora da proposta, a servidora Elaine Vigianni, fala sobre a importancia da conquista:" É a primeira vez em 70 anos que nós temos a nossa participação dessa forma e é importante porque temos técnicos nas diversas funções, nada mais saltar do que que esses técnicos possam não só estar representando a categoria como participando das discussões. Temos um quadro muito capacitado e um quadro muito envolvido e desejoso de contribuir com a Universidade Federal do Ceará."
Os três representantes dos Servidores Técnico Administrativos no CEPE serão escolhidos pelo próprio segmento.
A Servidora Elaine Vigianni, explica o processo e faz outras considerações sobre a importância da iniciativa aprovada pelo CONSUNI: "Essa maior representatividade ela é fundamental de forma a garantir as demandas da categoria e que essas experiências desses trabalhadores sejam consideradas honrando a universidade de fato democrática e inclusiva. Então depois que for publicada a resolução isso é comunicado ao sindicato e o sindicato deve convocar uma assembleia para definir uma comissão eleitoral e essa comissão eleitoral vai redigir os ditames desse processo onde a própria categoria vai votar e eleger a sua representação dentro desse conselho."
A relatora da proposta acolhida , Elaine Vigianni, é representante dos TAES no Conselho Universitário da UFC. É Assistente em Administração na Universidade, lotada no Instituto de Cultura e Arte.
Confira a reportagem de Fernando Jocelito.