24/02/21

Oficina é dedicada para mulheres cis, trans e travestis

A formação terá quatro módulos, contemplando 54 mulheres. Todo o corpo docente e discente será formado por mulheres cis, trans e travestis (Foto: Divulgação)

Conectar mulheres cis, trans e travestis com o mundo do empreendedorismo virtual é o objetivo de uma oficina online, proposta pela Boraí – Escola Livre de Artevismo para Mulheres. Dividida em três módulos, a formação aborda temas como ciberativismo, produção de vídeos e design gráfico em celular e feminismo. A ideia é revelar a luta de cada dia, capacitando as mulheres para a criação e transmissão de conteúdo, relaciona a produtora cultural Verônica Guedes, idealizadora do projeto:

"A internet também passou a ser um meio eficaz de divulgação de pequenos negócios dessas mulheres. Então, essa realidade ela se acentuou com a pandemia e tornou ainda mais urgente a necessidade de instrumentalizar mulheres para que exerçam e construam seu protagonismo em ações que tem na internet a sua espinha dorsal, seja como comunicadoras ativas de suas lutas específicas, seja como produtoras de conteúdo digital para divulgar pequenos negócios."

As inscrições foram abertas no último dia 12 de fevereiro e já mostram mulheres de todas as idades, marcadas por lutas sociais e pela busca de autonomia financeira, retrata Verônica Guedes.

"Estamos ali com o leque de verdadeiras guerreiras que estão buscando aprender mais como estratégia de luta pela sobrevivência ou de militância e movimentos específicos...tudo é luta pela sobrevivência, tanto as lutas sociais como as lutas pessoas, as estratégias pessoais de sobrevivência."

A programação da oficina conta ainda com workshops de formação feminista, abertos ao público em formado de lives. A produtora Verônica Guedes destaca.

"O feminismo veio para ampliar essa luta, se colocando contra várias situações específicas que precisam e precisavam mudar, evidenciando de muitas formas a violência conta nós mulheres. Precisamos construir coletivamente uma realidade diferente para nós. Esse é o papel do feminismo, então no workshop nós vamos tratar disso, sobretudo no que se refere à prevenção, enfrentamento às violências de gênero e da construção coletiva de nossa existência."

As inscrições para a Oficina de Artevismo para Mulheres Cis, Trans e Travestis são gratuitas e estão abertas até amanhã, dia 25 de fevereiro. Mais informações no Instagram da Escola Boraí ou pelo telefone 9.8218.5523.

Ana Mary Cavalcante, para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , , , ,