No Rádio Debate desta sexta-feira (26), vai ser abordado o problema da drogadição no Ceará, que tem gerado preocupações nas áreas da saúde e da segurança pública. Com esse foco, o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa organizou, nos últimos dois dias, o seminário "Pacto pela Vida - Drogas: um breve caminho para um triste fim".
O encontro buscou envolver organizações da sociedade civil e poder público para contribuir no amadurecimento do debate e na formulação de políticas públicas. Para falar sobre as ações do Pacto pela Vida, participam do programa o presidente do Conselho, Eudoro Santana, e o ex-vereador José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos no Ceará.
Enem
O Rádio Debate de hoje também repercute o debate sobre a adoção, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), do novo modelo do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Na manhã desta sexta, o Conselho Universitário (Consuni) iria deliberar sobre isso em reunião, que foi suspensa pelo reitor, o professor Jesualdo Farias.
O reitor entendeu não haver condições para votação devido a uma manifestação organizada pela direção do Diretório Central do Estudantes (DCE), com cerca de 150 pessoas. Jesualdo Farias destacou, em pronunciamento, que vai avaliar ainda hoje com a Procuradoria Geral da Universidade a melhor forma de decisão que tenha um seguro respaldo jurídico.
Os ouvintes podem participar enviando perguntas por telefone (3366.7474), pelo MSN (radiodebate@hotmail.com) e pelo microblog twitter (@radiodebate). Qualquer um desses canais também pode ser utilizado para sugerir assuntos para o Rádio Debate. A Rádio Universitária FM 107,9 MHz também é transmitida pelo site.
O Rádio Debate vai ao ar às 11h30 pela Universitária FM 107,9. O programa é apresentado pelo jornalista e professor Agostinho Gósson.