O Rádio Debate desta terça (09) discute o tema políticas públicas para cultura. Para conversar sobre o assunto, foram convidados Amaudson Ximenes, presidente da Associação Cultural Cearense do Rock; Thiago Arrais, ator e diretor teatral; e Duarte Dias, cineasta, diretor-presidente da Associação Cearense de Cinema e Vídeo e integrante do Fórum Cearense do Audiovisual.
Em 2010, o Ministério da Cultura terá pouco mais de 2 bilhões e 200 mil reais de orçamento, sendo o maior orçamento da história do Ministério. Segundo estimativas, este orçamento corresponderá a cerca de 0,7% das receitas totais de impostos da União neste ano. O valor ainda está abaixo da recomendação estipulada pela ONU, que é de 1% das receitas do país.
No ano passado, foi apresentado o projeto da nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura, que substituirá a Lei Rouanet, em vigor há 18 anos. Já o Governo do Estado do Ceará triplicou os investimentos da cultura em 2009. Editais como "Ceará de Cinema e Vídeo" e "Incentivo às Artes" receberam cerca de 3 milhões de reais, enquanto que o primeiro edital "Pontos de Cultura do Ceará" recebeu R$18 milhões de reais.
Você pode participar do programa através do telefone 3366.7474, pelo MSN (radiodebate@hotmail.com) e pelo Twitter, no endereço
twitter.com/radiodebate.
O Rádio Debate vai ao ar às 11h30, pela Universitária FM 107,9.