26/04/17

Projeto da UFC debate discurso da MPB

Tom Jobim compôs grandes sucessos da MPB como Garota de Ipanema, Águas de Março e Eu Sei Que Vou Te Amar (Foto: Divulgação)

Nascida por volta da década de 1960, a Música Popular Brasileira (MPB) não é apenas um gênero musical do nosso país, ela é parte da nossa história. Com o objetivo de trocar conhecimentos sobre o discurso presente na música popular brasileira, o projeto de extensão Ouvindo Letras vai se reunir ao longo do semestre para abordar o discurso de diversos artistas e movimentos estéticos da MPB. Os encontros temáticos estão programados para acontecer às quintas-feiras e o primeiro já tem hora e local, às 18h30 desta quinta-feira (27), no Auditório José Albano.

O convidado na reunião inaugural será o Professor Dilmar Miranda, Diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Ceará. Doutor em Sociologia e pós-doutor em Filosofia, o acadêmico vai falar sobre as "Fontes Constitutivas da Música Popular Brasileira: do período pré-colonial ao início do século XX". Nelson Costa, professor do curso de Letras da UFC e coordenador do projeto, explica que quem quiser certificado deve se inscrever (neste link ou na hora) e possuir pelo menos 75% de presença ao longo dos encontros, mas que o evento em geral é aberto ao público. "Qualquer pessoa que tiver interesse em determinado assunto pode ir".

O samba, o choro e a própria bossa nova ajudaram a criar não somente os estilos musicais como são hoje e seus derivados, mas produziram artistas e músicas conhecidos internacionalmente, como Tom Jobim e sua Garota de Ipanema. Lançada numa boate em Copacabana em 1962, a composição é a segunda mais regravada do mundo e também a segunda mais tocada da história, de acordo com grupo detentor de seus direitos, a Universal. Para entender como a MPB se tornou o que é hoje, Nelson esclarece que os encontros devem seguir uma cronologia de tempo. "No primeiro encontro vamos falar da formação da MPB antes dos 30, e no segundo já vamos entrar no samba nos anos 30 e falar de movimentos como a bossa nova e de diversos compositores, como Chico Buarque e Gonzaguinha", explica revelando ainda que vai ser o palestrante do segundo encontro, marcado para a primeira quinta-feira de maio, dia 4.

Pós-doutor em Análise do Discurso, Nelson pontua que, com exceção do Professor Dilmar, todos os convidados são integrantes ou ex-integrantes do grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta). "O grupo estuda há 15 anos o discurso literomusical brasileiro, então todos os palestrantes vão falar falaram sobre as correntes da MPB". Ele conta que o Discuta foi criado para estudar a MPB, analisando o gênero musical como discurso, promovendo encontros para debates e orientando alunos sobre o tema. "Eu já orientei teses sobre mais variados artistas da MPB", finaliza.

Deixe uma resposta

*