19/04/17

Cultura popular é tema de encontro no Dragão do Mar

O Boi Ceará do Mestre Zé Pio é uma das manifestações de cultura popular do estado (Foto: Reprodução/Internet)

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura sedia nesta quarta (19) e quinta-feira (20) o I Encontro de Formação e Capacitação de Folcloristas. O evento ocorrerá no auditório do Dragão do Mar, com início às 19h nos dois dias. Na programação, uma série de palestras com foco em folclore e cultura popular será realizada.

O principal objetivo do evento é aproximar o povo das raízes da cultura popular. Ilka Salatielle, pesquisadora e coordenadora da formação, explica que, após anos viajando com um grupo de cultura popular pelo Brasil inteiro, sentiu a necessidade de um evento desta natureza no estado. “Notei um distanciamento entre preparar o corpo para a dança e a prática da teoria, da pesquisa e conhecimento”, ela conta. O encontro vem para fornecer “informações sobre valores de pertencimento”, como Ilka relata.

Os palestrantes da formação são estudiosos da área e eles farão apresentações de pesquisas sobre temas como folclore, memória, identidade e até a relação entre culturas populares e políticas públicas. “Nós sempre queremos caminhar junto com a educação”, Ilka Salatielle ressalta. A coordenadora também explica que, apesar disso, a linguagem acadêmica será pouco usada no evento, para que todas as pessoas presentes possam entender.

Esta conexão com o universo acadêmico também está presente no Folcloreando, um programa que leva cultura popular até as escolas. Neste, minicursos e intervenções foram realizados em escolas públicas com o objetivo de capacitar alunos e professores. “A palavra ‘folcloreando’ não existe. Mas criamos porque é uma palavra lúdica, que é a ideia do projeto”, revela Ilka Salatielle.

17862500_1442130675859723_4926870167217125256_n

O projeto Folcloreando aconteceu em escolas públicas durante o mês de abril (Foto: Divulgação)

O evento chega em um momento aparentemente desafiador para o cenário da cultura popular no estado. No entanto, a coordenadora do encontro conta que o advento da internet vem para a ajudar as pessoas que trabalham com este ramo. Ilka conta que as tecnologias de informação permitem que as raízes do folclore se espalhem pelo país todo, provocando reconhecimento.

Recentemente, este tema tem ganhado espaço em outros eventos, instituições culturais e universidades. Sobre isso, ela afirma que a cultura popular vive independente destes locais e de políticas pública. “As pessoas acham que é ela [cultura popular] para eles [governo], mas são eles para ela”, ela acrescenta.

SERVIÇO
I Encontro de Formação e Capacitação de Folcloristas
19 e 20 de abril às 19h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema

Deixe uma resposta

*