27/04/18

Rádio Debate destaca luta do povo indígena

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem populações indígenas em todos os estados brasileiros, inclusive no Distrito Federal (Foto: Luís Valente)

No calendário nacional do país, é celebrado o Dia do Índio em 19 de abril. Mais do que uma data festiva, ela é um espaço de análises da problemática indígena local e nacional. Um espaço para se conhecer melhor as culturas indígenas no Ceará e ainda para se planejar ações e intervenções de apoio às lutas desse povo.

Com apresentação de Pedro Vítor e produção de Raquel Chaves, o programa Inclusão Social dos Povos Indígenas no Ceará foi ao ar no dia 11 de abril e contou com a participação de Babi Fonteles, professor do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC; Raquel Coelho, professora da Faculdade de Direito da UFC, coordenadora do Grupo Direito das Minorias e Fortalecimento de Cidadanias e coordenadora do Núcleo de Direitos da Infância e Adolescência; e ainda Thiago Anacé, professor indígena, mestre em Sociologia, coordenador da Organização dos Professores Indígenas do Ceará (Oprince). Ele também é membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena e membro da Comissão de Lideranças do Povo Anacé.

Os três convidados debateram sobre a Primeira Jornada Povos Indígenas e Universidades no Ceará e a Segunda Semana dos Povos Indígenas na Universidade Federal do Ceará.

Já o Rádio Debate do dia 19 de abril teve como tema Indígenas no Ceará e o papel das instituições na relação com os povos tradicionais. O assunto foi debate por Clécia Pitaguary, liderança indígena do povo Pitaguary; Camila Potiguara, membro da Comissão da Juventude Indígena do Ceará (Cojice); Lucas Guerra, assessor jurídico do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza; e ainda Ronaldo Queiroz, antropólogo, indigenista, e coordenador de projetos da Associação para o Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco).

Na ocasião, os debatedores comentaram sobre a riqueza do universo indígena e suas bandeiras de luta.

O Programa Rádio Debate teve produção de Raquel Chaves e Luís Valente; apresentação de Pedro Vítor; e operação de áudio de Assis Lima.

Tags:, ,