12/01/18

O talento e a arte escrachada de Getúlio Abelha

Getúlio Abelha lançou o videoclipe Laricado em dezembro de 2017 e já alcançou mais de 100 mil visualizações nas redes sociais (Foto: Arquivo Pessoal)

Getúlio Abelha chegou à Universitária FM ansioso pela sua primeira participação no rádio. Sentou na cadeira vermelha do estúdio e logo começou a brincar com o operador de áudio e a imitar as vozes impostadas de alguns locutores. A autenticidade de Getúlio é sua marca registrada, presente tanto na entrevista como nas cenas do clipe Laricado, primeiro single do seu projeto musical Corta Fogo.

O jeito escrachado e performático de falar de amor foi visto mais de 17 mil vezes no Youtube e mais de 90 mil vezes no Facebook em apenas um mês. Laricado se transformou em um viral nas redes sociais, mostrando o que Getúlio mais gosta de fazer: criar. "Não me vejo em um trabalho formal. Eu não encontro outra condição de viver que não seja criando. Essa é a minha condição".

Além de cantor, Getúlio Abelha é ator e performer. Para ele, a performance é importante pois rompe o dia a dia das pessoas (Foto: Leandro Yesca/Divulgação)

Além de cantor, Getúlio Abelha é ator e performer. Para ele, a performance é importante pois rompe o dia a dia das pessoas (Foto: Leandro Yesca)

Para que suas criações ganhem vida, Getúlio circula pelas ruas de Fortaleza acompanhado de sua bicicleta. O contato com as pessoas e com os lugares serve de combustível para a sua arte. Natural de Teresina (PI), o artista reconheceu em Fortaleza uma cidade grande que pulsa desejos, assim como ele. "Eu convivo com as pessoas e sempre descubro novas coisas. Estando na rua, eu posso propor algo que fuja desse cotidiano".

O artista confessa que o projeto musical Corta Fogo tem relação direta com as suas memórias e o seu passado, isso explica a fusão de cores, ritmos e sentimentos inseridos em seu trabalho. Suas influências passam pela MPB de Zé Ramalho, como a canção Garoto de Aluguel, até a performance do início dos anos 2000 da banda de forró Calcinha Preta. Aliás, foi a admiração de Getúlio pela ex-vocalista Paulinha Abelha que o fez adotar o mesmo sobrenome artístico.

Getúlio Abelha veio à Fortaleza em 2012 para cursar Teatro na Universidade Federal do Ceará (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Getúlio não tem medo de ser visto e nem de ser reconhecido como alguém excêntrico. Para ele, ser chamado de louco é algo positivo e ele gosta de ajudar a romper esses rótulos. "A arte é a possibilidade de ver o mundo por outras vias. É o lugar do explosivo. Eu espero que as pessoas aceitem louco como elogio".

Sua grande aposta para o Carnaval 2018 é que Laricado agite as ruas e festas da cidade. Mas, a sua cabeça pulsante não para e ele já prepara o lançamento de sua segunda música para depois da data festiva. "Eu estou assustado e ao mesmo tempo encorajado com a ideia. Vou fazer uma crítica ao fundamentalismo religioso e falar sobre essa pressão que eu e tantas outras pessoas sofremos todos os dias".

Uma coisa é certa: muitos de nós gostaríamos de ser um pouco como Getúlio Abelha. Alguém disposto a se jogar no mundo, cedendo espaço para a experimentação e o espontâneo. E, acima de tudo, alguém que acredita que a arte é sempre o melhor caminho para se viver.

Confira a entrevista* com Getúlio Abelha:

*Esta entrevista foi concedida nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 11 de janeiro de 2018.

O Ceará Sonoro teve produção e apresentação de Carolina Areal; operação de áudio de Everardo Sousa, coordenação de Caio Mota; e direção de Nonato Lima.

Tags:, , , , , ,