24/06/21

UFC realizará encontro internacional sobre línguas e literaturas

As inscrições para apresentação de trabalhos foram prorrogadas até o dia 5 de julho (Foto: Reprodução/Internet)

A Universidade Federal do Ceará e a Universidade Nacional de Rio Negro, na Argentina, vão realizar em outubro deste ano o I Encontro Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas na América Latina.

Os desafios do ensino e aprendizagem neste período de pandemia da Covid-19 despertaram uma série de reflexões, compartilhadas entre dois grupos de pesquisa. Foi de onde nasceu a proposta do encontro. O GEPLA, da UFC, Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada, coordenado pela professora Eulália Leurquin; e o GEISE, da Universidade de Rio Negro, Grupo de Estudios sobre Interaccionismo Sociodiscursivo en Educación, coordenado pela professora Dora Riestra.

A professora Eulália Leurquin expõe algumas das razões e objetivos que motivaram a organização deste Encontro:

"Problemas que percebemos aqui no Brasil são muito semelhantes dos problemas que os colegas vêm enfrentando na América Latina: as condições de trabalho do professor, as condições de aprendizagem dos alunos. Então muitos conceitos precisam ser revistos, porque eles não dão mais conta da realidade que temos hoje."

Os grupos de pesquisa parceiros já possuem anos de acúmulo no debate sobre a temática da aprendizagem e ensino de línguas e literaturas. O GEPLA, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, organiza o Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas desde 2006. Já o GEISE, prepara a sétima edição das Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Esse ano, os dois eventos se unem no Encontro Internacional. Ele vai acontecer entre os dias 27 e 29 de outubro e será gratuito e online.

O intercâmbio de pesquisas e práticas entre professores e estudiosos da América Latina se dará com base em nove eixos. Eulália Leurquin elenca alguns deles:

"Nós temos um eixo, que é o 2, que vai tratar das interações didáticas em sala de aula. Como elas ficam depois da pandemia? Que conceito de interação didática vamos ter agora com essa realidade? Quais são os conceitos que mudam? O que se sustenta? O eixo 3, que é sobre a formação de professores, que com certeza vai trazer a problemática do Curso de Letras. Como estamos formando o professor? Qual é o perfil dos professores de Línguas pra atuar na realidade de hoje?"

A expectativa é de que o intercâmbio de pesquisas e experiências desenvolvidas no contexto latinoamericano ajudem a compartilhar estratégias e a encontrar respostas para os desafios contemporâneos. É o que deseja a professora Dora Riestra:

"Estamos juntas, a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Nacional de Rio Negro (da sede Andina, Bariloche/Argentina), para este evento internacional que esperamos convocar muitos colegas de toda a América Latina para discutir quais são nossos problemas e como consideramos a investigação e a resolução dos mesmos."

As inscrições para apresentação de trabalhos no I Encontro Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas na América Latina foram prorrogadas até o dia 5 de julho. Você pode buscar mais informações através do site do Centro de Humanidades da UFC - ch.ufc.br, ou pelo email - eiselal2021@gmail.com.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*