29/06/21

UFC inaugura Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes

No site nutec.ce.gov.br você encontra detalhes sobre os serviços que serão oferecidos pelo Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O Nutec - Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará e a UFC realizaram no dia 25 de junho a inauguração do Larse - Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes. Ele é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Ceará e o governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

O Larse foi criado para desenvolver soluções inovadoras na área e oferecer serviços e consultorias tecnológicas às indústrias, órgãos ambientais e consórcios de resíduos sólidos.

Na cerimônia de inauguração, o coordenador do laboratório por parte da UFC, Ronaldo Stefanutti, destacou as oportunidades que se abrem para a universidade com esta parceria:

"Permite para a universidade o desenvolvimento de pesquisas e também a formação de alunos dos cursos de graduação, os quais estarão presentes junto às disciplinas que são oferecidas. E também os alunos de mestrado e doutorado poderão estar participando das pesquisas desenvolvidas aqui no NUTEC."

O reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, também presente na cerimônia, ressaltou a inovação como um dos aspectos que reforçam a importância do Laboratório para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado:

"Na UFC, nós temos batido, nesses dois últimos anos, que a nossa meta é pesquisar, inovar e empreender. Não se inova, não se cria novas tecnologias, sem bons laboratórios, sem bons pesquisadores. Nós já temos mentes brilhantes, pesquisadores de altíssimo nível, e temos bons laboratórios, mas precisamos de mais. E aqui hoje estamos dando uma contribuição para a ciência e para a tecnologia do estado do Ceará."

Já o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, citou que o Laboratório terá papel fundamental neste momento em que o Ceará se estrutura para cumprir o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, com o fechamento dos lixões até 2024 e com a execução dos planos de coleta seletiva.

"Este Laboratório do Nutec vai ter muito campo de atuação, porque os consórcios precisam de tecnologia e de assistência técnica, para que as centrais municipais de reciclagem possam funcionar bem; para que as centrais de tratamento de resíduos, que substituirão os lixões, possam funcionar bem."

No site nutec.ce.gov.br você encontra detalhes sobre os serviços que serão oferecidos pelo Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*