01/05/17

Nosso adeus ao Coração Selvagem

Belchior (1946-2017)

A Universitária FM lamenta, com profundo pesar, a morte do cantor e compositor Belchior, um dos primeiros músicos nordestinos a fazer sucesso no Brasil dentro da MPB. Ele sofreu parada cardíaca e faleceu no Rio Grande do Sul na noite de sábado (29). O corpo do músico deixou Sobral hoje (1) pela manhã e está sendo velado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde deve permanecer até 7h da terça-feira (2), quando acontecerá a missa de corpo presente. O sepultamento está programado para 9h no Cemitério Parque da Paz.

Natural de Sobral, interior do Ceará, Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle nasceu em 26 de outubro de 1946, faleceu com 70 anos de idade, dos quais 40 foram de carreira. Seu primeiro sucesso foi a lado de Fagner, na música “Mucuripe”, seguido do disco Alucinação (1976), que contém faixas consagradas como “Apenas um rapaz latino americano” e “Como nossos pais”, eternizada na voz da cantora Elis Regina. O cantor e compositor também fez parte do movimento Pessoal do Ceará, ao lado de Fagner, Ednardo, Rodger Rogério e Cirino.

Neste momento, nosso lamento se transforma em homenagem a este que foi um dos maiores artistas da música cearense e que esteve muito presente nos primeiros momentos da Universitária FM. Relembramos aos fãs e admiradores uma entrevista de Belchior em nossos estúdios, no programa Artes e Artistas da Terra, que foi ao ar em 16 de fevereiro de 1989. Nele, Belchior fala  do seu processo de composição e da importância da poesia em suas canções, explicando também a influência que teve do concretismo e da cultura popular nordestina.

Ouça abaixo:

Deixe uma resposta

*