Foto: "Para onde?", videoinstalação de Vanessa Viana
(I Mostra Midiadança)
Os Cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) realizam, nos dias 16 e 17 de novembro, a partir das 17 horas, a segunda edição da Mostra Midiadança - Videodança. Com exibição de trabalhos e apresentações de projetos de estados do País e do exterior, o evento ocorre no espaço do Cena 15 - Centro de Narrativas Audiovisuais e é aberto ao público.
Organizada pelo projeto Midiadança: Laboratório de Dança e Multimídia do ICA/UFC, a mostra propõe uma maior exposição da produção artística de videodança dos alunos, levando os produtos para além do ambiente acadêmico. A ideia é estimular novos formatos de compartilhamento com outros circuitos de formação na área, como é o caso do intercâmbio entre as obras locais e as de fora.
Durante o evento, ocorrem simultaneamente duas mostras que integram a programação do evento - a Retrospectiva dança em foco: 10 Anos de Videodança no Brasil e o projeto colaborativo internacional Programação Plataforma Berlim/Surreal, ambas comentadas e organizadas pelo coordenador do Midiadança e professor do curso de Dança da UFC Leonel Brum.
Além da UFC, nesta edição a mostra recebe trabalhos de instituições Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual do Paraná (FAP); e escolas internacionais como London Contemporary Dance School (LCDS/The Place/Inglaterra) e Sharon Disney Lund School of Dance, inserida no California Institute of the Arts (CalArts/Estados Unidos).
A programação é gratuita e sujeita a lotação.
Videodança
A videodança é uma linguagem artística que combina os elementos do movimento corporal ritmado e a captação audiovisual. Surgida na década de 70, a modalidade se diferencia pela produção de uma gramática própria, onde a câmera funciona não como forma de registro da dança (presencial e efêmera), mas como catalisadora de um novo produto com características únicas, tendo em vista que o resultado final só é possível naquele formato e plataforma.
Videodança "Como sobreviver a um naufrágio", de Herbeline Holanda, David Leão e Allan Diniz; apresentada na Mostra Midiadança 2015
Desse modo, a videodança abriu um leque de possibilidades, permitindo a inserção de novos elementos nos trabalhos artísticos relativos ao corpo. É nesse contexto que o projeto Midiadança da UFC pesquisa e produz obras em conexão com as mídias digitais contemporâneas. Criado em 2013, o grupo explora as possibilidades de experimentação da área, tendo participado de eventos como o Mostra Midiança On Tour e o Festival Internacional Dança em Foco.
Serviço
Mostra Midiadança - Videodança
16 e 17 de novembro | 17h às 21h
Cena 15 - Centro de Narrativas Audiovisuais (Rua José Avelino, 495 - Praia de Iracema)
Mais informações: Evento no Facebook
Entrada franca