Foto: Ribamar Neto/UFC (CCSMI)
Até o dia 2 de outubro, estão abertas as inscrições para novas vozes do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto anunciou, com apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC, que serão selecionados cantores para todos os naipes do grupo - soprano, contralto, tenor e barítono/baixo -, tendo cada categoria entre 8 e 9 vagas, em média. Para participar das audições, realizadas entre os dias 03 e 07 de outubro, os interessados devem preencher o formulário de inscrição online.
Durante a seleção, os candidatos são avaliados de acordo com o critério de musicalidade, que analisa, entre outras coisas, a afinação, capacidades rítmicas e auditivas e a memória musical; e o critério de sociabilidade, que diz respeito à capacidade de aprendizagem coletiva, tolerância, comprometimento artístico e mais. A comissão de audição, responsável por julgar os desempenhos, é composta por quatro professores (três regentes e um orientador vocal) e quatro cantores, sendo um de cada naipe.
De acordo com o edital, a quantidade de vagas é variável por causa das características vocais - timbre, intensidade e extensão - de cada candidato, o que obriga a deixar o número em aberto. Além disso, o Coral da UFC pede que os interessados tenham disponibilidade de tempo e cantem exclusivamente para o grupo, já que o projeto possui uma intensa agenda de ensaios e apresentações, por vezes fora de Fortaleza.
Para concorrer a uma vaga, é preciso que o candidato tenha, no mínino, 17 anos e 100% de frequência no processo seletivo, que é dividido em duas etapas:
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição online até o dia 2 de outubro. Para concorrer, é preciso apresentar uma "justificativa de interesse", que acompanha o formulário. Não há cobrança de taxa. Para mais informações, acesse o edital aqui.
História
O Coral da UFC é um grupo cênico-musical fundado em 1958 pelo professor Orlando Vieira Leite. Além dos espetáculos produzidos, que combinam fundamentos do teatro e da música, o projeto funciona como formação musical para seus participantes, tendo a fruição e o pensamento musical como base para seu andamento. O grupo tem sido referência para o canto coral no Brasil, principalmente após os últimos espetáculos, bastante elogiados tanto no País quanto no exterior. Desde sua primeira turnê internacional, o Coral da UFC já viajou para mais de mais de 10 cidades em 5 países diferentes, além das apresentações em diferentes localidades do Brasil.