Banda de Música Juvenil Dona Luíza Távora se apresenta para o Papa João Paulo II em 1988 (Foto: Reprodução)
Dia 5 de novembro é considerado o Dia Nacional da Cultura. Tendo isto em vista, o Cineteatro São Luiz preparou uma programação especial e gratuita para celebrar a data durante o mês de novembro. Nesta terça (1º), a Praça do Ferreira e o palco principal do Cineteatro recebem, a partir das 7h30 até 17h30, apresentações de artistas locais e nacionais.
Os eventos iniciam-se na Praça do Ferreira. Às 8h, ocorre alvorada com a Banda de Música Juvenil Dona Luíza Távora, do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta. O grupo cearense, reconhecido internacionalmente, já chegou a se apresentar para os papas Paulo VI e João Paulo II e fez diversas tours pela Europa. Às 12h, o foyer do Cineteatro São Luiz recebe o show Relicário de Canções Acústico com o cantor Pingo de Fortaleza e participação especial do Maracatu Solar.
Pela tarde, intervenções urbanas ocupam a praça. A partir das 14h, estátuas vivas e artistas de ruas como Edson Quebra-Coco e o Palhaço Colorau divulgam a cultura popular a céu aberto. Às 16h, o Grupo Ânima de Teatro de Bonecos realiza a intervenção "Marítimas", que discute o imaginário poético do mar. Simultaneamente, ocorre o espetáculo "O Bode Quer", uma produção de Evan Teixeira que busca reviver o imaginário em torno do Bode Ioiô no começo do século XX em Fortaleza.
Para finalizar a programação do primeiro dia, às 17h30, a Banda Sinfônica da UECE sobe ao palco principal do cineteatro.
Seguindo as comemorações, o Cineteatro São Luiz ainda recebe, dias 3 e 4, as seletivas de bandas universitárias do IX Festival UFC de Cultura, onde dez bandas pré-selecionadas se apresentam gratuitamente para o público em geral. O IX Festival UFC de Cultura acontece entre os dias 24 e 25 de novembro, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. Mostras audiovisuais, oficinas, apresentações musicais estão entre as diversas atrações do evento.
Para conferir a programação completa em homenagem ao mês da cultura, clique aqui.
Serviço
Cineteatro São Luiz homenageia o Dia da Cultura
1º de novembro de 2016 | 7h30-17h30
Praça do Ferreira e Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Entrada Gratuita