" />

09/08/18

UFC incentiva a prática do desporto

Equipe de futebol de 7 feminino da UFC durante a disputa do pelo Campeonato Universitário Cearense de Futebol 7 (Foto: Reprodução/Desporto UFC)

Dentre as muitas atividades que fazem parte do cotidiano da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das que mais se destacam é o desporto. Com uma série de modalidades como o futebol, a natação e o vôlei, a UFC oferece incentivos à prática desportiva, auxiliando na busca do bem-estar e do lazer para todos os seus participantes.

Dentro da instituição, a organização das dinâmicas esportivas são importantes para o seu bom desenvolvimento no âmbito universitário. Wildner Souza é coordenador de atividades desportivas da UFC. Ele explica como funciona a estrutura das modalidades dentro da Universidade:

"O desporto da UFC atende as três esferas do desporto. É o de rendimento, educacional e o de participação. O desporto de rendimento é representado pelas seleções universitárias, constituídas, basicamente, de estudantes, mas há também um programa de extensão, onde atletas de fora da universidade participam de competições extra-universitárias. O desporto educacional é realizado através das atléticas, através de eventos internos, com um público maior. E o desporto de participação são atividades mais informais, que ocorrem durante a semana e são atividades de lazer".

A quadra do Clube do Estudante Universitário (CEU) da UFC pode ser utilizada tanto para competições quanto para a prática de atividades esportivas de todos os estudantes (Foto: Reprodução/Internet)

A quadra do Clube do Estudante Universitário (CEU) da UFC pode ser utilizada tanto para competições quanto para a prática de atividades esportivas de todos os estudantes (Foto: Reprodução/Desporto UFC)

Como o Wildner Souza relatou, uma das estruturas que estão inseridas no eixo desportivo da UFC são as atléticas. Elas são organizações construídas por alguns cursos que objetivam a formação de equipes em diferentes modalidades para a participação em competições.

Além das equipes, as atléticas também possuem estruturas voltadas as finanças e ao marketing, que visam a arrecadação de fundos para auxiliar na presença em torneios. Pedro Lima é membro da Atlética Centenária, ligada ao curso de Direito da UFC. Ele comenta sobre os torneios que a sua equipe participa:

"A gente participa dos jogos da UFC. Inclusive, no último semestre a gente participou do basquete e do futsal. E agora, pela primeira vez, em outubro, a gente vai estar participando do Campeonato Nordestino das Faculdades de Direito (Interjuris) que vai ser um torneio lá na Parnaíba e a gente pretende mandar uma delegação de 40 pessoas para poder competir lá".

Assim como as atléticas, o incentivo ao desporto também se expande aos atletas que participam de grandes competições nacionais ou internacionais. Victor Gabriel, atleta de natação paraolímpica, é um exemplo disso. O estudante do curso de Educação Física e bolsista de rendimento desportivo na UFC conquistou 4 medalhas no 1º America Games de Natação. O campeonato, que aconteceu de 21 a 26 de julho em São Paulo reuniu atletas e paratletas de 13 países e foi realizada pela Federação Internacional de Esportes Universitários.

Além de Victor Gabriel, outros atletas também se destacam em competições universitárias. Emanuely Nascimento também é estudante do curso de Educação Física na UFC e atleta de natação. Ela comenta sobre as suas conquistas nesse esporte dentro do âmbito universitário:

"As minhas principais conquistas foram um tricampeonato no Campeonato Nordeste de Clubes de Natação, o Troféu Sérgio Silva, e o tricampeonato no troféu Norte-Nordeste de Clubes de Natação, o Troféu Walter Figueiredo. E o tricampeonato, na prova dos 50m livre eu considero, assim, uma das minhas maiores conquistas".

A estudante-atleta Emanuely Nascimento, posando com a medalha de prata conquistada no Torneio Interfederativo Norte Nordeste Infantil a Sênior de Natação, em Salvador, disputado em julho de 2018 (Foto: Reprodução/Internet)

A estudante-atleta Emanuely Nascimento, posando com a medalha de prata conquistada no Torneio Interfederativo Norte Nordeste Infantil a Sênior de Natação, em Salvador, disputado em julho de 2018 (Foto: Reprodução/Desporto UFC)

A UFC é considerada uma das pioneiras no incentivo ao desporto no âmbito das instituições de ensino superior. Em 2017, a instituição recebeu o Troféu Eficiência, como a 8ª universidade mais relevante no desporto universitário brasileiro. Wildner Souza, coordenador de atividades desportivas da UFC, comenta sobre essa conquista:

"É uma evolução. Eu entrei na Universidade em 2008 e a gente aparecia no ranking nesse ano em 84º. Então a gente construiu em 10 anos um avanço significativo, até porque as universidades públicas têm uma natureza diferente das particulares, onde as particulares têm uma captação de atleta muito mais ampla que a nossa. Mas, pelo segundo ano, nesse período de 10 anos, a gente conseguiu ficar na frente deles (faculdades particulares) e entre as dez mais do Brasil".

Além do reconhecimento, o desporto universitário é entendido como fundamental por todos aqueles que praticam. Para Emanuely Nascimento, estudante do curso de Educação Física na UFC e atleta de natação, o desporto tem grande participação no seu desenvolvimento enquanto atleta e na projeção do seu futuro na natação:

"Esse ano, eu consegui a bolsa do desporto, que me ajuda muito no esporte em si. Porque com a ajuda da bolsa que eu recebo, eu consigo pagar suplementos, consigo pagar alguns equipamentos que eu preciso, consigo comprar coisas que eu necessito no esporte. Então eu acho que esse auxílio da bolsa do desporto é realmente muito importante e ajuda muito na continuação do esporte, ajuda muito no desenvolvimento".

Em 2018, a UFC oferta 100 bolsas de incentivo ao desporto, que são válidas até o mês de dezembro. Esse benefício se divide em áreas de atuação que vão desde o rendimento esportivo de atletas e equipes até a assessoria de comunicação.
Reportagem de Pedro Silva com orientação de Carolina Areal.

Tags:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

*