26/05/15

Professor da Casa Amarela lança livro de fotografia

fotografia do livro memento mori do professor Fernando Jorge

Hoje (26), o livro Memento Mori do fotógrafo Fernando Jorge, professor da Casa Amarela, equipamento da Universidade Federal do Ceará, é lançado no Porto Iracema das Artes às 19h30. O livro, composto de de 58 imagens em preto e branco, aborda a relação do homem com a morte, com o tempo, como a finitude do ser é experimentado na nossa cultura. As fotos foram feitas em Fortaleza, Canindé e Juazeiro.

O nome Memento Mori é uma expressão em latim que significa lembrem-se de que somos mortais ou, ainda, lembrem-se de que todos morremos. O tema perpassa por temas como finitude, mortalidade e o limite do homem. Assim, segundo Fernando Jorge, apesar do aspecto mórbido que o tema carrega, o ensaio pretende ser uma celebração da vida. O aspecto trágico da morte é presença palpável no trabalho, porém não explícito. O trabalho pretende ser um exercício de humildade e respeito sobre a existência humana.

O livro é resultado de um trabalho homônimo, do fotógrafo Fernando Jorge, contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia em 2011. O livro conta com edição dos fotógrafos Tiago Santana e Ademar Assaoka. Durante o lançamento, haverá projeção das imagens do livro e conversa com o fotógrafo e professor Silas de Paula acerca da obra, seguida de sessão de autógrafos.

Conheça um pouco mais da produção fotográfica do Professor Fernando Jorge aqui.

 

Serviço
Lançamento do livro Memento Mori do fotógrafo Fernando Jorge
Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160 - ao lado do Dragão do Mar
19h30
Preço do livro: R$ 65,00

 

Tags:,

Deixe uma resposta

*