17/07/19

Livro conta a história do Mercado de Ferro de Fortaleza

O livro A distância entre nós dois é fruto de uma pesquisa documental que teve início em 2012 e conta a história do que hoje é o Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia (Foto: Divulgação)

As estruturas metálicas da cidade de Fortaleza guardam memórias. E é no livro A Distância entre Nós Dois – História do Mercado de Ferro de Fortaleza que essas narrativas são contadas. A obra é fruto de uma pesquisa documental que teve início em 2012 e conta a história do que hoje é Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia. No século XIX e início do século XX, os mercados formavam uma só estrutura.

O livro tem autoria de Isabel Paz e Natália Maia. O projeto surgiu do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da dupla. Depois, para a publicação passou por mais duas reedições, em 2015 e 2018. A co-autora Natália Maia aponta que, além de ser um documento histórico, o livro também traz a relação humana com o lugar:

"Para a gente, falar de história e de patrimônio não é falar só sobre prédio, arquitetura. A gente fala bastante no livro, mas é também falar sobre as pessoas que passaram por aquele espaço, as pessoas que ocupam aqueles espaços. A gente quer propor esse livro não só como uma ponte entre o Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia - uma ponte simbólica - mas também que as pessoas abracem esses espaços, abracem a cidade porque, mais do que prédio, a cidade são as pessoas. Então o livro é uma tentativa de olhar para tudo isso: para os prédios, para a arquitetura, mas também para o elemento humano".

O livro A distância entre nós dois traz entrevistas com as pessoas que frequentavam os dois mercados em 2012 (Foto: Divulgação)

O Mercado que o livro traz, também é conhecido como o Mercado da Carne Verde e foi montado inicialmente no centro de Fortaleza. A inauguração aconteceu em 1897 e mais de um século depois, em 2008, os monumentos, já separados, foram tombados. Romeu Duarte é professor do curso de arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele explica que a estrutura dos mercados tem influências da arquitetura eclética, e aponta ainda, a necessidade de preservação e utilização desses espaços:

"Para começar tem a parte física de detecção, a partir de um mapa de danos, do estado de conservação do mercado, da estrutura metálica, da sua coberta, dos pisos, seus elementos de pedras. Agora, tanto o Mercado da Aerolândia quanto o Mercado dos Pinhões me parecem marcado por um desuso. Não adianta você restaurar um edifício para ele não ser utilizado porque é o desuso que faz o edifício ficar prejudicado, ficar desgastado. Então eu acho que falta a eles uma definição mais específica de função para que eles possam operar de maneira mais cotidiana, mais frequente e assim garantir a sua manutenção".

Composto por três partes, o livro  A Distância entre Nós Dois traz, em um primeiro momento, a história do Mercado de Ferro, com registros de jornais da época e trechos de livros. A segunda parte é composta por entrevistas, e a terceira e última parte é uma reflexão entre memória e cidade.

Para a publicação final, o livro de Natália Maia e Isabel Paz passou por mais duas edições após a defesa do trabalho na Universidade  (Foto: Divulgação)

Isabel Paz que também assina a autoria do livro, explica de que maneira a publicação contribui na preservação da história da cidade de Fortaleza:

"Eu acho que é uma tentativa de não apagar nossa memória porque a gente sofre muito com isso. Ao longo das décadas, a gente vai vendo um pouco dessa paisagem que conta um pouco da nossa memória, da nossa cultura, se apagando. Eu acho que esse livro é um esforço de trazer esse passado que permeia nosso presente e que também fala sobre o nosso futuro. É um pouco de aproximar esses tempos e valorizar essa memória de Fortaleza que, às vezes, a gente não conhece porque a gente fica tão preso ao cotidiano de trabalho-casa que a gente não se dá conta da riqueza da nossa história".

Serviço
Lançamento do Livro: A Distância entre Nós Dois – História do Mercado de Ferro de Fortaleza
Marcado dos Pinhões - Quinta-feira (18), às 19h
Mercado da Aerolândia - Sexta-feira (19), às 19h