Em uma parceria especial com o programa Zumbi, o Ceará Sonoro conversou com o rapper e compositor Gabriel Linhares, o Don L — ou, como ele mesmo se define, o último bom malandro do Brasil.
Durante o papo, Don L falou sobre seu mais novo álbum, CARO Vapor II – qual a forma de pagamento?, e refletiu sobre o papel da música em tempos de urgência política e subjetiva: “Eu acho interessante a gente fazer música que fale com o coração das pessoas, como uma trilha sonora da vida mesmo. Eu gosto de fazer músicas que eu gostaria de ouvir, não um som que seja panfletário”, afirmou.
Com 15 faixas, o novo trabalho se pergunta: como soariam hoje os gênios do samba, do baião, da bossa nova, do rap e do funk? A resposta está nas misturas, nos cortes e nas camadas sonoras do disco. “O rap ainda é considerado uma subcultura, principalmente em relação à MPB, que é cultuada como alta cultura brasileira por ter sido abraçada pela classe média”, comentou o artista.
CARO Vapor II é continuação de uma trajetória que começou em 2013 com Caro Vapor/Vida e Veneno de Don L e seguiu com os volumes 2 e 3 de Roteiro Pra Aïnouz. Mais do que uma sequência, o novo disco é parte de uma narrativa maior sobre o Brasil — feita de memória, visão crítica e imaginação radical.
Ouça o episódio do podcast Ceará Sonoro com a participação de Don L:
--
O podcast Ceará Sonoro é uma produção do Lab X – Laboratório de Rádio Expandido, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Produção, roteiro e apresentação: Thaís Aragão e Rafael Santana
Operação de áudio, edição de áudio e suporte técnico: Leandro Stigliano
Coordenação do Lab X: Igor Vieira
Gravado por videochamada em 25 de junho de 2025.