O Catálogo do Circuito Itinerante Livre de Cinema será lançado amanhã,16 de maio, às 3 horas da tarde, no Museu da Cultura Cearense.
A iniciativa é do estudio "Entre olhos" e tem como foco promover o reconhecimento e a valorização das expressões cinematográficas periféricas, intensificando os laços entre comunidades, artistas e o público.
O Circuito Itinerante Livre de Cinema percorreu 25 bairros de Fortaleza.
A Supervisora de Cultura do Estudio Entre Olhos , Isadora Santos, explica o que é o Circuito Itinerante Livre de Cinema: "Foi um projeto que levou sessões gratuitas de curtas metragens entre 2024 e 2025. As exibições aconteceram nas ruas, praças e escolas públicas com foco em crianças, jovens e moradores das comunidades. Mais do que mostrar filmes, o circuito promoveu acesso à cultura, formação de público e fortalecimento da produção audiovisual das periferias. Eram produções independentes em sua maioria, feitas por pessoas pretas, periféricas, mulheres e LGBTQIA+. Todas as sessões contavam com acessibilidade em libras e com curadoria participativa junto às comunidades. Foi um trabalho de escuta, articulação comunitária, afeto e provocação política, afirmando que o cinema também é da periferia de Fortaleza.
Erick Souzas, Diretor de Produção do estúdio Entre olhos, diz que informações traz o catálogo: "Ele mapeou os agentes, né? Foi feito pela produção do circuito. São agentes que trazem. Repertório ou proposta pedagógica, a experiência de difusão de cinema dentro das suas instituições, sejam elas escolas ou grupos coletivos de bairro, associações comunitárias, projetos culturais ou projetos de pesquisa. Esses diferentes perfis são apresentados dentro do catálogo na ideia de que funcione como um mapeamento de forma indireta, feito pela própria produção, mas também indica um cenário de favorecimento às próprias produtoras locais que podem, através desse mapeamento, propor atividades, construir parcerias."
No lançamento , Felipe Santos, Coordenador de Programação, falará sobre “Perfil de Curadoria do Circuito”. Já Erick Souza, Diretor de Produção, abordará o tema "Difusão Cinematográfica em Comunidades – Indicadores de Custo Benefício e Retorno Social".
Confira a reportagem de Fernando Jocelito: