Foto: Iury Figueiredo
A partir desta quarta-feira (03), a Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), abre para visitação pública a Coleção Arthur Ramos. Desde já, escolas de todo o Ceará podem agendar visitas guiadas ao espaço e conferir a apresentação lúdica da coleção que é um dos mais importantes acervos museológicos da cultura afro-brasileira do País.
A montagem faz parte do projeto Contação de Histórias da Vó Conga, que estabelece um processo de aprendizagem cultural e educação patrimonial através de elementos lúdicos da tradição oral, da música e de artefatos característicos, como fantoches e a própria coleção Arthur Ramos. A contação de histórias é voltada para o público infantil, que, segundo a direção da Casa de José de Alencar, já possui capacidade de compreender e absorver informações históricas e sociais relacionadas à comunidade afro-brasileira.
O acervo de cunho etnográfico reúne artefatos utilizados em rituais religiosos de matriz africana no Brasil, como o candomblé. Em seu inventário, há peças religiosas, como fetiches, atabaques e trabalhos de feitiçaria; além de itens relacionados a outras práticas culturais, tais como máscaras, totens, utensílios domésticos; e peças que remontam ao brutal regime escravagista brasileiro.
Patrimônio
A coleção foi formada entre os anos de 1920 e 1940 pelo médico, antropólogo e psicanalista Arthur Ramos (1903-1949). A ideia do pesquisador baiano era estudar a formação do povo brasileiro a partir da presença do negro. Em paralelo às suas pesquisas, o estudioso recolheu os itens que hoje compõe o acervo. O resultado dos seus trabalhos foi adquirido, posteriormente, pelo Instituto de Antropologia da UFC, onde permanece até então.
Os itens da coleção são divididos em séries temáticas, que constroem a narrativa da exposição. Confira a seguir algumas peças da série Objetos Africanos:
Clique com o mouse para passar as imagens
A exposição é gratuita, aberta ao público e permanece em cartaz por tempo indeterminado. As apresentações do projeto Contação de Histórias da Vó Conga ocorrem exclusivamente às quarta-feiras de manhã e às quinta-feiras à tarde, por isso a necessidade de grupos e escolas agendarem a visita. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone da Casa de José de Alencar (CJA), no número (85) 3229 1898.
Serviço
Coleção Arthur Ramos
Segunda a sexta - 8h às 17h | Sábado e domingo - 8h às 12h
Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 - Messejana)
Informações: (85) 3329.1998 (CJA)
Entrada franca