26/11/20

Mostra Olhar do Ceará seleciona 26 filmes para competição

O filme "Pajeú" (Dir: Pedro Diógenes) é um dos quatro longas que disputam a categoria de longa-metragem na Mostra Olhar do Ceará (Foto: Divulgação)

De 5 a 11 de dezembro, ocorre a 30ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema. A Mostra Olhar do Ceará, que integra a programação, homenageia os artistas e a produção cinematográfica do Estado. Serão exibidos quatro longa-metragens e 22 curtas que competem pelo prêmio de melhor longa e melhor curta. Os vencedores serão eleitos pelo júri oficial da competição e recebem o troféu Mucuripe.

Neste ano, os processos de inscrição, seleção e desenvolvimento do Festival ocorreram de forma virtual devido à pandemia de Covid-19. Alguns filmes serão exibidos de forma presencial, respeitando os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto outros poderão ser assistidos pela Internet. O cineasta Telmo Carvalho, que é um dos curadores da Mostra Olhar do Ceará, fala da expectativa para este ano:

Um dos curadores da Mostra Olhar do Ceará, Telmo Carvalho é cineasta e co-fundador do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (Foto: Reprodução)

Um dos curadores da Mostra Olhar do Ceará, Telmo Carvalho é cineasta e co-fundador do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (Foto: Reprodução/Internet)

"O Cine Ceará, na 30ª edição, é e sempre foi importante pra cidade, trazendo filmes do Brasil e de países ibero-americanos. Tem um público fiel, principalmente entre estudantes de amantes do cinema. E com as exibições online será o momento em que o Brasil e o mundo poderão assistir nossas produções e conhecer o cinema cearense."

Telmo Carvalho afirma que a quantidade de filmes submetidos para consideração foi um pouco maior do que nos anos anteriores. Os curadores assistiram às obras e selecionaram os finalistas remotamente. O cineasta comenta sobre o impacto da pandemia nas produções deste ano:

"Sim, muitos filmes inscritos foram produzidos durante a pandemia. Mostrando medos, dúvidas, esperanças. Filmes produzidos de forma experimental, ou de forma profissional. Mas também tivemos filmes com outras temáticas, tentamos fazer uma seleção que mostrasse essa diversidade. A cada ano mais filmes são inscritos e a seleção fica mais difícil. A qualidade dos trabalhos é excelente."

Os curta-metragens selecionados para a Mostra Olhar do Ceará serão transmitidos no canal do Festival no YouTube. Já os longa-metragens serão exibidos no Cineteatro São Luiz. Horários de exibição e a programação completa do Festival e da Mostra podem ser acessados no site oficial e no perfil do Instagram. A solenidade de encerramento e a premiação acontecem no último dia do festival, dia 11 de dezembro, às 21h30, no Cineteatro, com transmissão simultânea pelo YouTube e pela TV Ceará.

O Festival Cine Ceará conta com o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Reportagem de Mateus Brisa com orientação de Carolina Areal

Tags:, , , , ,