21/12/18

Universitária FM apresenta radionovela O Quinze

A Radionovela O Quinze contou com a participação de estudantes de Licenciatura em Teatro do IFCE (Foto: Francisco da Costa)

A seca do ano de 1915, uma das mais avassaladoras para o sertão cearense, ganha espaço na programação da Rádio Universitária FM com a adaptação do romance O Quinze, de Rachel de Queiroz. A radionovela, que estreia no dia 24 de dezembro, às 7h30, é mais um fruto da parceria entre a emissora e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através da Coordenadoria de Comunicação Social e do Curso de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza.

A novela apresenta dois paralelos da seca: de um lado, um grupo retirante, que sonha com uma vida melhor em Fortaleza; de outro, as famílias mais abastadas, proprietárias de fazendas no interior do Ceará. No elenco, estudantes do curso de Teatro do IFCE que puderam explorar as potencialidades do rádio como meio de comunicação aliado às artes cênicas.

O Quinze está dividido em cinco capítulos e faz parte da programação especial de fim de ano da Universitária FM. A radionovela vai ao ar nos seguintes dias e horários: 24 a 28 de dezembro, às 7h30, com reprise às 18h30. Está programada também uma segunda exibição na semana seguinte, de 31 de dezembro a 04 de janeiro, também às 7h30 e às 18h30.

Sobre o Romance

Publicado em 1930 como o primeiro e mais popular romance da cearense Rachel de Queiroz, O Quinze apresenta um contexto rico em detalhes da seca de 1915, descrevendo desde os retirantes no interior do Ceará aos campos de concentração que existiam em Fortaleza na época. O romance faz parte do ciclo nordestino, com algumas características do neorrealismo.

O Quinze está dividido em cinco capítulos e faz parte da programação especial de fim de ano da Universitária FM (Foto: Francisco da Costa)

O Retorno das Radionovelas

O Quinze insere-se na política de programação da Rádio Universitária FM promove a valorização do potencial do rádio em termos de criatividade e de linguagem, cujo foco central tem sido a expressão da arte através da radiodramaturgia.

O Quinze é o quarto produto da parceira entre a Rádio Universitária FM e o campus de Fortaleza do IFCE, que prioriza a literatura cearense em suas adaptações. A iniciativa começou em 2016, com a radionovela A Mão que Balança o Bolso, do dramaturgo Fernando Lira. Em 2017, foi a vez de O Demônio Familiar, e, no primeiro semestre de 2018, Iracema, ambos textos de José de Alencar.

Projeto de extensão do IFCE, numa articulação da Coordenadoria de Comunicação Social do campus de Fortaleza do Instituto, O Quinze é uma adaptação de Manuella Nobre e Jailson Neves. Na direção, Manuela Nobre e o jornalista e coordenador de programação da Universitária FM, Caio Mota, também responsável pela narração e edição. No elenco, os estudantes Natália Falcão, Ellen Barros, Samuel Siebra, Dudu Freitas, Gildo Feitosa e Mirlla Araújo.

O Quinze, de Rachel de Queiroz
Elenco: Natália Falcão, Ellen Barros, Samuel Siebra, Dudu Freitas, Gildo Feitosa e Mirlla Araújo.
Adaptação: Manuella Nobre e Jailson Neves
Direção: Caio Mota e Manuella Nobre