05/06/18

UFC realiza programação pela Semana do Meio Ambiente

Na programação da Semana do Meio Ambiente, estão previstas exposições fotográficas, concursos e palestras. Além de atividades de campo, como coleta e análise da água do açude Santo Anastácio e plantio de mudas de árvores (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Nacional do Meio Ambiente. Pensando nesta data, a UFC realiza todos os anos a Semana do Meio Ambiente, que começou na segunda, dia 4, e segue até sexta, dia 8 de junho. O tema escolhido para a décima sexta edição do evento é Tecendo Redes de Sustentabilidade. Carlos Henrique, responsável pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, a PEGA, da UFC, ressalta a necessidade de debater esse tema:

“A sustentabilidade é um assunto mundial. O mundo inteiro hoje busca sustentabilidade e nisso tá embutido o futuro do planeta Terra, os estudos mostram que se não praticarmos a sustentabilidade em todos os níveis, nós marchamos, irreversivelmente, para o término da vida no planeta. Então é preciso de uma mudança de atitude por conta das pessoas, em todos os níveis. Então é uma necessidade premente que se mude a postura do ser humano com relação ao planeta.”

Tendo como base a importância da sustentabilidade, a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC é dividida em 5 núcleos, responsáveis pelas ações nesse sentido. Carlos Henrique citou as atividades realizadas dentro dos campi da UFC:

“A gente trata de coleta de resíduos de laboratório, que têm risco no seu manuseio. A gente vê o que, racionalidade no uso da água, captação esgoto, inclusive o reuso desse esgoto, a gente está planejando. Nós temos a divisão onde nós tratamos mais do lixo, desse lixo comum, que a gente procura fazer a coleta seletiva. Nós temos ainda, a divisão onde a gente procura promover a melhoria no ambiente da universidade, criando espaços de convivência, criando jardins. E, por último, nós procuramos conscientizar toda a comunidade universitária da necessidade de uma mudança da postura em relação ao meio ambiente, então a gente tá com campanhas educativas sistemáticas.”

Na programação da Semana do Meio Ambiente estão previstas exposições fotográficas, concursos e palestras. Além de atividades de campo, como coleta e análise da água do açude Santo Anastácio, no Campus do Pici, plantio de mudas de árvores nos campi da UFC e visita ao núcleo de ensino e pesquisa em agricultura urbana.

Entre os concursos a serem realizados, está o Ideias para uma UFC sustentável, organizado pela PEGA e pela Ciclo Jr, empresa júnior formada por estudantes da Engenharia Química e Ambiental da UFC. O aluno de Engenharia Química, Christian Vital, que também é diretor presidente da Ciclo Jr, reforça a importância de se debater a questão da sustentabilidade dentro do ambiente universitário:

“Normalmente, quando a gente está fora da universidade e a gente fala de sustentabilidade a gente pensa logo nas pessoas que trabalham com isso, nas pessoas da área, e a universidade é a oportunidade que a gente tem pra fazer com que todos os cursos também entrem em contato com isso. Quando se trata do dia-a-dia, da rotina, de como é que a gente tá se corrigindo, ou se reeducando, pra ter uma postura mais sustentável, eu acho que a Universidade é um canal muito interessante pra gente tá trazendo essa visão para as pessoas que estão em outros cursos também. Imagina uma semana do meio ambiente, ou ações dentro da universidade, que aproximem esse tema mais perto deles, acho que seria bem interessante no contexto da Universidade.”

A programação completa do evento está no site da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC, com a localização e os horários de todas as atividades.

Reportagem feita por Maryana Lopes com orientação de Carolina Areal

Tags:, , , , , ,