12/07/18

UFC promove evento de ensino de instrumentos musicais

A professora Liu Man Ying também é uma das coordenadoras da Camerata de Cordas, grupo musical da UFC (Foto: Rister Saulo)

A música é um tipo de arte presente na vida da maioria das pessoas, em maior ou menor grau. No entanto, nem todos têm a oportunidade de aprender a tocar algum instrumento. É pensando nisso que o Instituto de Cultura e Arte, o ICA da UFC, promove, de 28 de julho a 5 de agosto, a segunda edição do Encontro de Cordas Flausino Valle.

O evento conjuga todas as áreas de ensino instrumental de cordas, com oficinas de instrumentos como violino, piano e contrabaixo, que vão ser ministradas por professores voluntários do curso de música e convidados. A professora de licenciatura em música do ICA, Liu Man Ying, é uma das coordenadoras do Encontro e explica como vai funcionar o evento.

“O Encontro acontece no formato de oficinas de instrumentos, no período da manhã, e oficinas de música de câmara, musicoterapia, construção de rabeca, regência e orquestração. No período da tarde, nós temos então os grupos musicais que irão ensaiar no Encontro, que são a Orquestra de Cordas, a Camerata de Cordas e o grupo de Ensino Coletivo de Cordas.”

A primeira edição do Encontro de Cordas aconteceu em 2017, na Universidade Federal do Acre, e este ano também vão participar alunos e professores de universidades do Rio Grande do Norte, Brasília e Pelotas.

Além de ser aberto para estudantes de outros estados, toda a comunidade do Ceará também está convidada a participar do evento, independente da idade ou de ter vínculo com a UFC. A professora Liu Man Ying ressalta a necessidade desse tipo de iniciativa, que busca integrar estudantes de outras áreas, além dos que estudam música.

“Esse tipo de evento é fundamental para que haja um movimento na área artística musical que envolva toda a comunidade, porque são poucos eventos que acontecem na cidade e que têm essas características de oficinas abertas, de masterclass, de concertos. Então, todas as noites nós teremos concertos gratuitos que serão abertos ao público.”

Silvio conheceu a professora Liu quando a Camerata de Cordas ainda era um grupo experimental. Desde então, ele faz parte do projeto (Foto: Rister Saulo)

Silvio Henrique conheceu a professora Liu quando a Camerata de Cordas ainda era um grupo experimental. Desde então, ele faz parte do projeto (Foto: Rister Saulo)

O violista Silvio Henrique Cordeiro, integrante da Camerata de Cordas da UFC, é um exemplo de como essas iniciativas são importantes. Seu primeiro contato com a viola aconteceu por meio de um projeto de orquestra que atuava em sua escola. Para Silvio, essas iniciativas são uma forma de popularizar a música clássica aqui no Ceará.

“A música clássica aqui no Estado do Ceará tem aumentados sua difusão. A partir desses Grupos de Extensão, da professora Liu, e de outros projetos de ensino coletivo de cordas, tem-se difundido mais essa ideia de música clássica e aumentado a procura, na medida em que as pessoas gostam e indicam pra amigos, que decidem inscrever filhos, sobrinhos, parentes que gostam. Assim vai aumentando a popularidade nesse meio.”

O Curso de Música da UFC também possui outras iniciativas nesse sentido, com projetos de extensão como o Sinfonia BR, de musicoterapia e iniciação musical, que dá aulas para crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência; e o projeto Ensino Coletivo de Violino e Viola, com turmas para crianças e adultos.

Os interessados em participar do evento podem acessar o formulário de inscrição por meio da página no Facebook e do Portal da UFC.

Matéria de Maryana Lopes com orientação de Natália Maia

Tags:, ,