15/01/18

UFC lança bolsas para Promoção da Cultura Artística

4ª Edição do Circuito UFC-Arte, realizado na Casa José de Alencar em 2017 (Foto: Bárbara Duarte)

Muito mais do que o saber puramente instrumental, outras formas de conhecimento são essenciais dentro da formação. Nessa perspectiva, a Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Universidade Federal do Ceará (UFC) abriu mais um edital para o Programa de Promoção da Cultura Artística, que segue recebendo projetos até o dia 16 de fevereiro de 2018.

Segundo o professor Elvis de Azevedo Matos, diretor da Secult-Arte, o objetivo do edital é criar oportunidades para que essa formação por meio da arte possa acontecer. "A experiência artística é um direto e é essencial para a formação intelectual", pontua. Aproximadamente, 50 projetos participaram da edição anterior do edital e, em relação às edições passadas, o diretor da Secult-Arte complementa que a procura pela submissão de projetos vem crescendo.

Dentre as exigências do edital, publicado em 20 de dezembro de 2017, está a participação no Circuito UFC-Arte, que é um evento onde o principal objetivo é promover ambiências por meio de apresentações artísticas e culturais que integrem os grupos de arte da UFC, assim como a ocupação dos espaços e equipamentos da Universidade. O professor Elvis destaca o intercâmbio existente entre o circuito e o programa de bolsas: "O programa alimenta o UFC-Arte, o que também é uma forma de reverter à sociedade o investimento que é feito nesses projetos por meio das apresentações".

Essa contrapartida social foi adicionada ao edital recentemente e é, segundo o diretor, a explicitação de algo que é intrínseco à instituição e à sua missão social. Ele relata que essa exigência surge a partir da análise de alguns projetos que ainda não se encontravam em sintonia com esse propósito, sendo necessária essa delimitação no edital. "A compreensão clara dessa contrapartida é uma coisa que deveria acontecer de forma muito natural", finaliza.

Comunicando Arte e Ciência

Apresentação do espetáculo Bioquímica em Cena (Foto: Divulgação)

Dentre essas iniciativas que integram o programa de bolsas e visam essa perspectiva social, destacamos o grupo de teatro da Seara da Ciência da UFC, o Comunicando Arte e Ciência. Como parte da proposta da própria Seara, o grupo trabalha a divulgação científica através da prática do Teatro Científico. O coordenador do grupo e diretor da Seara da UFC, professor Marcos Vale, explica que nessa modalidade a ciência é o personagem principal. "O Teatro Científico tem como proposta a produção de peças que tragam como temática a ciência e/ou a vida de algum cientista." Ele adiciona que fazer esse intermédio entre a linguagem científica e a arte é o grande 'X' da questão ."Nós não damos uma aula, isso é papel da escola. Nosso objetivo é despertar a curiosidade e o interesse pela ciência."

O primeiro trabalho surgiu em 2003, quando o grupo ainda não era consolidado. Com uma peça, escrita pelo professor Marcos Vale, intitulada Bioquímica em Cena, alunos de vários cursos, como Bioquímica e Matemática da UFC, deram esse primeiro pontapé. Desde então, o grupo cresceu e passou a contar com a participação de alunos de Teatro. As peças produzidas pelo Comunicando Arte e Ciência são disponibilizadas livremente no site da Seara da UFC e algumas dessas produções foram compiladas em um livro publicado pelo grupo. Além das produções do grupo, pelo 3º ano consecutivo, o órgão promove a Seara Teatral, que recebe produções de escolas públicas no Teatro da Seara da Ciência.

Tags:, , , , , , ,