23/07/20

Projeto Midiadança da UFC promove atividades on-line

Ariel Volkova e Indira Brígido apresentaram a videodança "Oxóssi Orfeu" no CineClub do dia 30 de Junho (Foto: Divulgação)

O projeto Midiadança da Universidade Federal do Ceará (UFC) busca integrar dança e audiovisual. A ideia surgiu no curso de dança da UFC, mas hoje já abrange outras graduações que fazem parte do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da universidade, como cinema e música. Por conta do distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus e a suspensão das atividades presenciais na UFC, o projeto, desde abril, vem intensificando sua participação nas redes sociais, promovendo desde lives e desenvolvimento de obras audiovisuais, a trabalhos em conjunto com outras instituições, todas as atividades abertas ao público.

Dentre as ações feitas nesse período, estão o Midiadança Convida e o Cineclub que ocorrem, respectivamente, por meio de lives no Instagram e no YouTube, no canal Laboratório Mídiadança UFC. O projeto também está realizando lives diárias, através do Ciclo de Lives Midiadança. Essa atividade começou no dia 16 de julho e segue até dia 30 de julho, com as lives iniciando sempre às 17h, no Instagram. Outra produção do Midiadança é o  Fique Dança em Casa, uma coletânea de vídeos enviados por alunos dançando em seus lares e usando objetos do cotidiano.

O professor do curso de Dança da UFC e coordenador do projeto Leonel Brum explica que as atividades foram pensadas, inicialmente, para manter um vínculo com os estudantes, mas a receptividade foi tão boa que eles resolveram estender a programação. “Isso tudo teve início quando começou a pandemia e o isolamento social, nós percebemos que perdemos o contato com os alunos, e essa foi uma maneira de retomar esse contato, sobretudo com essa chamada para que as pessoas enviassem materiais para o Fique Dança em Casa. Nós percebemos que teve um público interessante e, com o tempo, começamos a receber vídeos de outras pessoas, de outras universidades, como de Portugal, e nós nos animamos em fazer outras atividades”, explica Leonel.

Videodança "Corpo Concreto" de Antônio Mendes Bezerra Júnior, apresentado no CineClub do dia 23 de Junho (Foto: Divulgação)

A videodança "Corpo Concreto" de Antônio Mendes Bezerra Júnior foi apresentado no CineClub do dia 23 de Junho (Foto: David Leão e Rômulo Santos)

O Midiadança está trabalhando ainda com mais duas atividades, o Residências REDIV – Rede Ibero-Americana de Videodança e o Pogo Dança – Aglomerações Virtuais. No Residência REDIV participam 14 universidades ibero-americanas e os alunos da UFC trabalham em conjunto com estudantes da Universidade Nacional de Assunção do Paraguai. As atividades da residência tiveram início em julho e seguem até outubro deste ano, com o objetivo de desenvolver um projeto de videodança, videoarte ou foto performance. Já o Pogo Dança conta com bolsistas de iniciação científica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC. No começo do ano, a proposta da atividade era ser uma produção presencial de grandes proporções, realizando o estilo de dança Pogo, que junta punk e danças africanas, porém com o distanciamento social, as bases do projeto foram reformuladas. “Com a pandemia não queríamos deixar o projeto de lado, vamos fazer aglomerações? Vamos! Mas agora aglomerações virtuais”, afirma o professor.

O coordenador do Midiadança Leonel Brum, que também é doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ainda acrescentou a importância de pensar obras que alinham dança e audiovisual. “Hoje, e sobretudo com esse isolamento social, temos mais do que nunca uma relação com a tecnologia muito presente, já que é ela que faz com que possamos nos comunicar com outras pessoas, é pelo celular, pelo computador…A arte, hoje em dia, é praticamente toda feita com essa relação com a tecnologia. Não é mais só uma possibilidade, mas necessidade de nos comunicar e fazer arte pelas plataformas e tecnologias que nós temos”, reforça Leonel Brum.

Atividades Midiadança - Julho de 2020

Pogo Dança
Lançamento da convocatória para envio dos vídeo até dia 27 de julho
Para mais informações é só clicar aqui