12/12/16

Fotógrafa cearense realiza exposição sobre crianças refugiadas

Foto: Infância Refugiada/Karine Garcêz

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-Ce) abriga, até 18 de fevereiro, a exposição fotográfica autoral Infância Refugiada. Realizada pela fotógrafa cearense Karine Garcêz, a mostra retrata o cotidiano de crianças e adolescentes palestinos refugiados em países como Turquia, Líbano e Síria. Com entrada gratuita, o espaço recebe visitação de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados de 13 às 17 horas.

O trabalho é resultado de um giro da fotógrafa, natural da cidade de Redenção, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por vários países do Oriente Médio. Reunindo 25 fotos de um total de mais de duas mil, a mostra registra a situação dramática de uma parcela de refugiados vítimas dos conflitos na região ainda no período da infância. Segundo estimativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), existem cerca de 50 milhões de crianças e adolescentes no mundo deslocadas de suas terras.

Registro da mostra Infância Refugiada/Refugee Childhood

A exposição entrou em cartaz em ocasião do Dia Universal dos Direitos Humanos, comemorado dia 10 de dezembro, data da proclamação da Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, um marco na tentativa de estabelecer parâmetros para uma vida digna, como direito à educação, liberdade, saúde, trabalho, segurança, dentre outros. É justamente com base nesse marco que o olhar de Karine, potencializado pela sensibilidade do preto e branco, desnuda a situação de uma população cujos direitos são historicamente negados.

Convertida ao islamismo, Karine Garcêz vem percorrendo países do Oriente Médio desde 2012, ao mesmo tempo que desenvolvia suas habilidades em fotografia. Sua experiência e contato com as culturas e realidades locais despertaram na cearense o desejo de dar um "testemunho visual" do que presenciou. De lá para cá, a artista já realizou exposições no Ceará e até na Holanda. Viabilizada em parceria com o projeto Fotografia Tátil da Universidade Federal do Ceará (UFC), a exposição Infância Refugiada faz sua primeira parada no MIS-Ce, mas tem previsão de percorrer várias cidades brasileiras.

Serviço

Exposição fotográfica Infância Refugiada
Terça a sexta, das 9 às 17 horas | Sábados, das 13 às 17 horas
Museu da Imagem e do Som do Ceará ( Av. Barão de Studart, 410 - Meireles)
Mais informações: Infância Refugiada/Refugee Childhood
Entrada franca

Deixe uma resposta

*