13/08/20

Curso de Teatro da UFC celebra 10 anos com webinário

“Que horas passa o trem da volta” é um dos espetáculos que estão sendo revisitados durante o webinário em comemoração aos 10 anos do curso de Teatro da UFC (Foto: Divulgação)

O curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC) celebra aniversário com o webinário Teatro-Licenciatura UFC 10 Anos: modos de pertencer e agir no seu tempo. O evento online teve início no dia 20 de julho e segue com a programação até o dia 21 de agosto. Os encontros virtuais acontecem às segundas, quartas e sextas, e contam com a participação de estudantes e professores do curso, além de ex-alunos e da comunidade. Também participam do webinário as pesquisadoras convidadas Ileana Diéguez, professora da Universidade Autônoma Metropolitana do México, e Eleonora Fabião, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ao longo da semana a programação apresenta os três eixos em que o webinário se baseia: indagar, reabrir e recriar o tempo. Nesse sentido, a programação traz um olhar para os caminhos do curso e para a trajetória dos egressos, debates sobre questões pertinentes à atualidade, revisitação aos espetáculos que foram criados ao longo desses anos e a realização de práticas artísticas, como saraus e batalhas de lipsync (dublagem).

Coordenador do webinário, Francis Wilker, afirma que o significado do evento é a valorização da história do curso de teatro da UFC (Foto: Francis Wilker)

Para Francis Wilker, coordenador do webinário e professor do curso de Teatro da UFC, o evento tem a importância de comemorar os dez anos, marcar o legado do curso e enfrentar os desafios do isolamento social:

"É uma oportunidade de você conseguir perceber as reverberações da proposta curricular do curso de teatro licenciatura da UFC. Então, quando você coloca em roda para uma conversa, alunos de diferentes épocas do curso, alunos que estão agora também cursando, você consegue ter um retrato do alcance dessa proposta pedagógica, daquilo que ficou mais forte, de pontos que foram incandescentes na trajetória profissional desses egressos, e, ao mesmo tempo, você consegue ter uma escuta pro agora, de aspectos que talvez a gente precise reforçar nas disciplinas, nas discussões, nos projetos e ações que o curso realiza."

Os três eixos que fundamentam o webinário foram inspirados na tríade artista-pesquisador-docente que sustenta o projeto pedagógico do curso. O aluno de Teatro da UFC estuda as interações que acontecem entre esses três eixos, utilizando o corpo e a voz para se expressar, e podendo também usar de seus talentos para educar, como explica a coordenadora e professora do curso de Teatro da UFC Tharyn Stazak:

"O profissional que se forma pelo curso, ele está habilitado a atuar como artista, pesquisador,  docente, fazer essa articulação dessa tríade, tanto na educação básica quanto na educação não formal. A gente pode incluir terceiro setor, centros culturais, projetos sociais, entre outras ações também. Esse egresso, se a gente pensar de uma forma mais ampliada, também vai poder atuar no campo profissional das artes, ele tem uma experiência artística também um tanto substancial aqui dentro da integralização curricular, então ele vai poder trabalhar como ator, como produtor, como diretor, entre outras funções, e também seguir uma carreira acadêmica."

"Cama de Baleias" faz parte do webinário como um dos espetáculos que estão sendo revisitados (Foto: Tim Oliveira)

Larissa Gondim faz parte da curadoria do webinário e é aluna do 5° semestre do curso de teatro da UFC. Ela conta que os estudantes da universidade vêm apoiando o evento e assistindo a programação desde o começo. Esses alunos participam dasrodas de conversa, do sarau Vozes em Performance e da batalha de lipsync Divas Vorazes. Para Larissa Gondim, o evento é uma mostra da pluralidade que o estudante pode encontrar no curso de Teatro da UFC:

"O curso de teatro da UFC representa muito um lugar de novas possibilidades para mim, que a faculdade se torna muito isso, desde o começo, por exemplo, eu entrei em contato muito cedo com a docência, com o PIBID, também tive a oportunidade de trabalhar com áreas como a produção cultural, teatro em grupo, isso são experiências que enriquece muito a gente."

A programação em comemoração aos 10 anos do curso de teatro da UFC segue até o dia 21 de agosto e pode ser conferida nos perfis do Teatro Universitário e do Curso de Teatro da UFC no Instagram. É só procurar por @teatro.ufc ou @tupaufc.

Reportagem de Danielle Gadelha com orientação de Carolina Areal

Tags:, , , , ,