18/05/18

Curso da UFC realiza exposição Design por Mulheres

A exposição Design por Mulheres reúne obras das designers Bea Feitler, Emilie Chamie, Lina Bo Bardi, Lygia Pape, Bebel Abreu, Cyla Costa, Fátima Finizola, Joana Lira e Paula Dib (Foto: Viktor Braga/UFC)

A desigualdade de gênero é uma questão presente em diversas áreas do mercado de trabalho. No ramo do design, em especial, essa relação é bastante problemática. Para ilustrar esse fato, a designer estadunidense Kat Ely reuniu informações de 27 agências de design do mundo todo em uma pesquisa informal e constatou que apenas 24% dos funcionários dessas agências são mulheres.

Pensando nisso, a estudante de Design da UFC, Catarina Alencar, realizou uma pesquisa que tinha o objetivo de reunir nomes de mulheres importantes para a história do design. Para ela, a falta de representatividade feminina dentro da área é um grande incômodo:

“Surgiu muito mais como uma inquietação e como uma vontade de descobrir e uma vontade de confrontar a forma como está sendo ensinando o design, tanto aqui na Universidade, quanto fora. Por todo o Brasil, a gente tem exemplos praticamente só masculinos, e eu sempre tive um envolvimento muito forte com o feminismo e com as questões de gênero. Então essa pesquisa surgiu com uma vontade de ter referências, de ter exemplos, de conhecer mulheres que fossem realmente muito fortes e que tivessem realmente transformado a forma de se fazer design”.

Tendo como base essa pesquisa, o curso de Design da UFC iniciou um projeto de extensão que pretende dar visibilidade à mulher designer. A professora da UFC Tania Vasconcelos, coordenadora do curso e do projeto, ressalta a importância dessa iniciativa, como forma de enfatizar a participação feminina dentro do design:

“A gente tem a pretensão exatamente de levar esses nomes femininos, dentro da história do design brasileiro, pra que seja visibilizado pela população em geral. Porque os nomes masculinos sempre estiveram em maior evidência, mas existem trajetórias belíssimas, brilhantes, dessas mulheres, que nós queremos levar ao público.”

Reitor da UFC Henry Campos prestigia a exposição Design por Mulheres, ao lado de designers (Foto: Viktor Braga/UFC)

Além do projeto de extensão, a pesquisa também originou a exposição Design por Mulheres. Na mostra, são exibidas obras de 9 designers, entre elas Lina Bo Bardi, Joana Lira e Paula Dib, que foram divididas entre pioneiras e contemporâneas.  A professora Tania Vasconcelos, que também é coordenadora da exposição, explica a escolha das designers:

“As pioneiras expostas nessa mostra realmente criaram as fundações dentro da história do design brasileiro. No outro conjunto, estão as contemporâneas, fazendo essa representação dentro do universo que elas estão ainda construindo, porque elas são atuantes em diversas áreas, inclusive na área acadêmica. Então a gente foi buscar, exatamente, pessoas representativas dentro do Brasil, na área do design".

A mostra Design por Mulheres foi aberta ao público no dia 15 de maio e segue até o dia 17 de agosto. A visitação pode ser feita de 8h às 12h e de 13h às 17h, no Museu de Arte da UFC (MAUC), que fica localizado na Avenida da Universidade 2854, no bairro Benfica.

Reportagem de Maryana Lopes com orientação de Carolina Areal

Tags:, , , , ,