06/05/19

Capoeira presente no Centro Dragão do Mar e na UFC

Em 2019, o Grupo Muzenza de Capoeira completa 47 anos de história (Foto: Divulgação)

A capoeira é até hoje uma das principais formas de resistência e expressão cultural do povo brasileiro. O Grupo Muzenza de Capoeira é responsável por levantar essa bandeira há 47 anos, formando capoeiristas em mais de 40 países. No Ceará, não é diferente. O grupo, presente no estado desde 1995, tem atuado em defesa da sua arte e na formação de profissionais.

Para comemorar mais um ano de existência, o Grupo Muzenza leva ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura uma roda de capoeira, com a presença de seus mestres e integrantes. O professor da escola, Gerson Albuquerque, fala sobre a proposta do evento:

"O Grupo Muzenza já vem com uma história de 47 anos. Então é uma estrada muito longa e muito árdua, principalmente para quem procura a questão do profissionalismo, da competência. Então vamos nos juntar em todo o mundo, na verdade, e em determinado local, fazer uma grande festa, uma grande roda de capoeira, confraternizando, jogando uma capoeira bonita, mostrando para o povo essa identidade cultural afrodescendente, com raízes também indígenas".

Além da celebração feita pelo Grupo Muzenza, o mês de maio traz ainda mais uma edição do Debate com Ginga. O evento visa ampliar o espaço da prática da capoeira, proporcionando discussões ligadas ao tema. É o que explica o coordenador do projeto, Luciano Hebert:

"O Debate com Ginga é um projeto criado a partir de um coletivo da Associação Cultural Viva Capoeira Viva. Ele foi construído em 2014 por nosso coletivo, onde a gente sentia a necessidade de sair do jogo físico da capoeira. Sair de uma roda onde os corpos se movimentam. Sair, como a gente fala no linguajar da capoeira, da pernada, para passar para a roda de ideias. Essa é a visão que a gente tem de capoeira. Capoeira de uma forma bem ampliada. E são essas riquezas que a capoeira possui que fazem ela diferente. Ela pode ser abordada de diversas formas. Então o Debate com Ginga é mais um projeto que visa a gente estar discutindo sobre todo o universo que a capoeira permeia".

O Debate com Ginga acontece todos os meses no auditório do Centro Dragão do Mar. (Foto: Luiz Alves/Centro Dragão do Mar)

O Debate com Ginga acontece todos os meses no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Foto: Luiz Alves/Dragão do Mar)

Na edição deste mês, o evento faz uma homenagem à Praia de Iracema, que faz aniversário. O tema da conversa será o surgimento da capoeira nos arredores do bairro. A abordagem histórica trará o cenário presente desde a década de 70, unindo os palestrantes Luciano Negão, um dos precursores do ensino do esporte em Fortaleza, e o sambista Carlinhos Palhano, o primeiro a levar o ensino à vizinhança da Praia de Iracema. O debate acontece na noite do dia 8 de maio, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Em 2016, a Associação Cultural Viva Capoeira Viva, responsável pela criação do Debate com Ginga, firmou parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além do debate que acontece todos os meses no Dragão do Mar, o projeto conta com a realização de aulas de capoeira destinadas à comunidade acadêmica da UFC. Mestre Olímpio Ferreira, professor responsável pela atividade, ressalta a importância dessas aulas para a Universidade:

"Esse projeto é uma possibilidade de estabelecer diálogo entre a cultura popular e a cultura acadêmica, e esse diálogo acontece em pé de igualdade. Há muitos capoeiristas que têm formação superior e utilizam temáticas relacionadas à capoeira para desenvolver suas pesquisas. E a gente tenta fazer uma prática bem pautada por referencial teórico e por experiência também dos mestres mais antigos. Então é uma oportunidade que o universitário tem de conhecer também outras formas de linguagem. A cultura popular é uma cultura de resistência, é uma cultura que se recusa a aceitar formatos impostos. É como se fosse uma outra perspectiva. A partir da cultura popular a gente observa o mundo com outro olhar".

Atenção para as informações sobre como participar das atividades:

Palestra Berço da Capoeiragem, do projeto Debate com Ginga
8 de maio (quarta) às 19h
Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada gratuita, com entrega de certificado

Aulas de capoeira, do projeto Debate com Ginga
Terças e quintas, às 12h
IEFES, no Campus do Pici
Atividade restrita à comunidade acadêmica da UFC

Reportagem de Theresa Rachel com orientação de Thais Aragão e Caio Mota

Tags:, , , ,