15/04/20

Arte cearense disponível de forma gratuita na Internet

O aclamado filme cearense "Inferninho" é uma das produções disponíveis gratuitamente nesse período de isolamento social (Foto: Divulgação)

O período de isolamento e distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, que já deixa mais de vinte mil infectados e mais de mil mortos no Brasil, pode ser um momento para usar o tempo livre e entrar em contato com diferentes produções artísticas.

Nesse sentido, a Rádio Universitária FM separou algumas sugestões de obras entre filmes, séries de TV e músicas para você conhecer de forma gratuita nessa quarentena. E um detalhe importante: são todas produções cearenses! Confere a nossa lista:

Lana & Carol

As amigas Carol (esquerda) e Lana (direita), são interpretadas pelas atrizes Marina Zonari e Nicoly Mota, respectivamente (Foto: Divulgação/Internet)

As amigas Carol (esquerda) e Lana (direita), são interpretadas pelas atrizes Marina Zonari e Nicoly Mota respectivamente (Foto: Divulgação)

Criada pelos ex-alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Samuel Brasileiro, Daniel Filipe e Natália Maia, a série conta a história de amizade entre duas meninas que moram na mesma rua em Fortaleza, mas que são de realidades socioeconômicas bastante diferentes. Através da troca de experiências, Lana e Carol atravessam os problemas da adolescência em 13 episódios de 26 minutos de duração.

A série estreou em 2019 e é exibida desde então pela TV O Povo e pelo Canal Futura. Além de ser a primeira produção local abordando o universo adolescente, a série tem classificação indicativa livre. Todos os episódios estão disponíveis no Futuraplay.

Curtas da Marrevolto Filmes

O documentário Retrato de Uma Paisagem, sobre a cidade de Fortaleza, é um dos 15 longas disponibilizados pela Marrevolto Filmes (Foto: Divulgação/Internet)

O documentário "Retrato de Uma Paisagem", sobre a cidade de Fortaleza, é um dos 15 curtas disponibilizados pela Marrevolto Filmes (Foto: Divulgação)

A produtora cearense Marrevolto Filmes disponibilizou 15 filmes em curta-metragem de seu acervo. As produções têm entre 15 e 25 minutos de duração e são alguns trabalhos dos diretores Pedro Diogenes, Amanda Pontes, Michelline Helena, Gabriel Silveira, Ivo Lopes Araújo, Victor de Melo e Victor Furtado.

Os curtas estão disponíveis no canal da Marrevolto no Vimeo. É uma ótima pedida para quem deseja começar a conhecer o trabalho de alguns realizadores de cinema e audiovisual cearense.

Inferninho

Inferninho foi eleito pela Associação Cearense de Críticos de Cinema como o melhor longa-metragem cearense de 2019 (Foto: Divulgação/Internet)

"Inferninho" foi eleito pela Associação Cearense de Críticos de Cinema como o melhor longa-metragem cearense de 2019 (Foto: Divulgação)

Narrando a vida através dos encontros de personagens que frequentam o bar que dá nome ao filme, Inferninho conquistou a crítica especializada e foi um dos grandes destaques do cinema cearense e nacional em 2019. A distribuidora Embaúba Filmes liberou o acesso para o filme completo, bastando clicar nesse link e inserir a senha promocional: embauba.

Inferninho foi dirigido por Guto Parente e Pedro Diogenes, com nomes como Yuri Yamamoto, Demick Lopes e Samya de Lavor no elenco. O filme é uma produção da Marrevolto Filmes em parceria com o Grupo Bagaceira de Teatro e a Tardo Filmes.

Grupo Bagaceira de Teatro

No espetáculo Interior, duas senhoras que já viveram bastante contam histórias sobre a vida (Foto: Divulgação/Internet)

No espetáculo "Interior", duas senhoras que já viveram bastante contam histórias sobre a vida (Foto: Divulgação)

Atuando na dramaturgia local desde o começo dos anos 2000, o Grupo Bagaceira de Teatro está se apoiando na internet para divulgação dos seus espetáculos, diretamente afetados pela pandemia. O grupo estava em cartaz com o espetáculo Interior, no Cineteatro São Luiz, na semana em que as medidas de isolamento social foram adotadas pelo Governo do Estado.

Aderindo ao movimento #TeatroParaTemposIsolados, o Grupo Bagaceira disponibilizou alguns de seus espetáculos completos em seu canal no Youtube. Interior, O Realejo e A Mão na Face são algumas das peças disponíveis.

Playlist Ceará Sonoro

Ceará Sonoro é o podcast da Rádio Universitária FM que, desde 2012, entrevista artistas da música cearense que possuem um trabalho autoral, como Berg Menezes, Camila Marieta, Marcos Lessa e Mel Mattos.

Nesta playlist, você pode conferir quase 50 vídeos de artistas que passaram pelo Ceará Sonoro com suas músicas originais. São horas de muita música boa! Os vídeos foram produzidos com o apoio da UFCTV.

Tags:, , , , ,