16/09/15

Amelinha no Programa Artes e Artistas da Terra

Amélia Cláudia Garcia Colares, mais conhecida como Amelinha, nasceu em Fortaleza em 1950. Amelinha cresceu em família musical e mudou para São Paulo para fazer faculdade de Comunicação. Em 1975, Amelinha iniciou a carreira de cantora e artista, acompanhando Vinicius de Moraes e Toquinho em seu primeiro trabalho em Punta Del Este, Uruguai.
Ficha Técnica
No ano seguinte, lançou seu primeiro álbum, Flor da Paisagem (1976), com ajuda de
Raimundo Fagner. Com Frevo Mulher (1979), Amelinha ganhou o primeiro Disco de Ouro de sua carreira. Durante a década de 1980, Amelinha gravou Fagner, Djavan, Gonzaguinha, Elomar, Geraldo Azevedo e Moraes Moreira, entre outros.

A Rádio Universitária FM, em 1989, entrevistou Amelinha e Belchior sobre a reunião dos dois com Ednardo no aclamado grupo Pessoal do Ceará. O projeto traz a trinca de ouro cantando os clássicos de uma era efervescente da música cearense.

O programa foi divido em dois blocos, um com Amelinha e outro com Belchior. Na primeira parte do programa Artes e Artistas da Terra, Amelinha comenta sobre a sua trajetória e a experiência de criar e recriar com Fagner, Belchior, Ednardo. A cantora fala sobre o impeto de ganhar o mundo os discos que marcaram sua carreira e vida.

Ouça, abaixo, a primeira parte do programa com Amelinha:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro