08/02/19

Zumbi retorna com bregafunk do Recife

MC Leozinho é um dos percursores do bregafunk, gênero que vem das periferias e promete agitar o carnaval 2019 (Foto: Reprodução Internet/Divulgação)

Neste domingo, dia 10 de fevereiro, a série especial de rap Zumbi retorna à programação da Universitária FM. A edição vai contar com uma entrevista com o DJ, jornalista e pesquisador GG Albuquerque, que trará aos ouvintes algumas histórias sobre como, da antiga cena dos bailes funks do Recife, emergiu uma geração de MCs que estão criando os principais hits do carnaval de 2019.

O bregafunk surgiu quando, há dez anos, esses MCs decidiram aproximar o funk do cancioneiro romântico nordestino, que tem Reginaldo Rossi como uma de suas figuras emblemáticas, criando assim uma nova música de festa. A dinâmica que se seguiu foi de intensa experimentação de sonoridades, agregando inclusive traços estilísticos do forró eletrônico cearense. Para GG Albuquerque, mestrando em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, as periferias brasileiras estão hoje na vanguarda da música eletrônica dançante no mundo.

Além da entrevista, o Zumbi também apresenta novos feats (participações), como a colaboração entre Doiston e Nego Gallo (Deuses negros), cujo videoclipe foi gravado em fazendas de Redenção (CE), e a colaboração entre Baco Exu do Blues e BK (Fresh prince). Notícias e faixas clássicas do rap nacional completam a programação.

A série de programas especiais Zumbi: O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, de 18h às 20h, com produção e apresentação de Thaís Aragão.