22/07/16

Programa Brasileirinho apresenta 1º CD do Grupo Murmurando

Foto/Divulgação

No próximo domingo (24), de 10h ao meio-dia, na Rádio Universitária FM 107,9, o programa Brasileirinho apresenta ao vivo clássicos do choro e o repertório do CD Assovio do Tiê, lançamento do grupo cearense Murmurando.

O grupo Murmurando foi criado em Fortaleza em 2006 e se dedica ao choro, um dos principais gêneros da música instrumental brasileira. Murmurando é o nome de um clássico do choro composto por Fon Fon e Mário Rossi, em 1944. As influências do grupo vêm de mestres da música nacional, como os compositores Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Waldyr Azevedo.

O Murmurando tem como integrantes Cleylton Gomes na flauta transversal e no flautim; Giltácio Santos na clarineta; Lauro Viana no cavaquinho; e Samuel Rocha no violão 7 cordas. Todos os músicos do grupo possuem estudos formais em música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Em 2015, com o projeto Aquarela Cearense, o grupo fez parte do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, com orientação do saxofonista Zé Nogueira. Neste ano de 2016, eles preparam o disco de estreia, Assovio do Tiê, para comemorar os 10 anos de trajetória do grupo.

Brasileirinho vai ao ar aos domingos, ao vivo, de 10h ao meio-dia, e tem produção e apresentação de Nelson Augusto, e participação de músicos convidados.